Estrada Jinichi Shigueno recebe trabalho de manutenção do pavimento para melhoria das condições de tráfego
Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria






A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vem realizado, nas últimas semanas, um grande trabalho de recuperação do pavimento da Estrada Jinichi Shigueno, que liga a rodovia Mogi-Salesópolis à Vila da Prata. O trabalho já foi responsável pela execução de um trecho de quase 2 quilômetros até o momento, com 401 toneladas de material aplicado e 36 viagens de material. A fresa consiste na aplicação de material oriundo da raspagem do asfalto antigo, que é aplicado na via e proporciona boas condições de tráfego aos motoristas.
“Estamos trabalhando na Jinichi Shigueno e também realizamos a manutenção periódica em todas as estradas vicinais de Mogi das Cruzes. A prefeita Mara Bertaiolli realiza reuniões semanais de zeladoria conosco e é enfática ao determinar que a cidade esteja sempre com a manutenção em dia. Isso vale também para as estradas vicinais, que existem por toda a cidade e são vitais para a economia da cidade”, explica o secretário Joaz Batista.
Os serviços estão sendo executados nas principais vias rurais da cidade, com o intuito de garantir estabilidade de solo e boas condições de trafegabilidade e segurança para os usuários. Também são fundamentais para o escoamento da produção agrícola da cidade e atendem a uma das principais demandas apresentadas pelos produtores rurais.
Balanço
Várias estradas foram beneficiadas este ano. Um dos pontos foi a Chácara Santo Ângelo, no distrito de Jundiapeba. Só ali, foram atendidas com nivelamento e cascalhamento cerca de dez vias, desde a Estrada da Chácara SantoÂngelo, que é o principal acesso do bairro, até vias secundárias, como a rua Kobayashi, rua Zé Vieira, Yoshida, Suzuki, rua dos Baianos e rua das Torres.
A Chácara Santo Ângelo, também conhecida como área dos chacareiros, é um importante polo de produção de hortaliças na região de Mogi das Cruzes, com uma comunidade de pequenos produtores que desempenham um papel fundamental no abastecimento local e regional. As boas condições das estradas que cortam o bairro, logo, impactam na economia local.
Os serviços não incluem apenas nivelamento e cascalhamento, mas também roçada da vegetação às margens das vias e reparos em buracos, no caso de trechos e vias que possuem base asfáltica.
Outras estradas beneficiadas em 2025 foram a do Taboão Parateí, a Estrada do Cogumelo e várias vias do Cocuera, como Estrada do Capixinga, Ken Saito, Iguri, Ramal dos Batistas, Estrada do Leme, Estrada Mikio Senda e Ramal do Senda.
Foram atendidos também o ramal Heguri-Cocuera, Estrada do Chinês, Rua das Margaridas, Rua Orquídeas e Rua Rosa na Vila Moraes, Estrada Professora Marilda Strazzi e Estrada do Sato - Conjunto Jefferson, Estrada Hachiro Nishie - Porteira Preta, bem como serviços de tapa-buracos em toda extensão da Estrada do Adelino e Rua Engenheiro Walter Diaz (Estrada Itapeti do Salto), no Botujuru.
Também já foram atendidas serviços de nivelamento e cascalhamento a Estrada das Esmeraldas, em Jundiapeba, Estrada do Taquarussu, em Quatinga, Estrada Santana e rua Benedito Rodrigues Cardoso, em Biritiba Ussu, e no distrito de Taiaçupeba as estradas do Mambuca, Palmeiras e Kuritão.
A manutenção em estradas rurais é feita ao longo de todo o ano, porém é no atual período que as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos concentram forças nesse trabalho, em função da estiagem, que garante segurança e durabilidade aos serviços executados. Mogi das Cruzes possui uma ampla zona rural e só de estradas vicinais são cerca de 1.200 quilômetros nos mais diversos bairros.

Operação conjunta fiscaliza estabelecimentos que comercializam peças de motocicletas

Ação da Guarda Civil Municipal apreende mais de 1,3 mil porções de entorpecentes

Secretaria de Educação promove formação para agentes escolares da rede municipal

Vacinação contra a gripe no Pró-Hiper e Paradesporto será no próximo dia 24 de julho

Parque Centenário recebe edição especial do Projeto Rua Mais Feliz neste domingo