Mais de 30 servidores de Serviços Urbanos recebem treinamento sobre poda e supressão de árvores
Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria
Curso visa estruturar equipe mais numerosa para atender com qualidade e agilidade ocorrências envolvendo árvores


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria realizou nesta quarta-feira (01/10) um curso para mais de 30 servidores, que abordou noções de legislação ambiental e também manuseio e operação de equipamentos no que se refere a podas corretivas e supressão de árvores. O objetivo é qualificar mais funcionários, para que no período de chuvas, haja um efetivo mais robusto executando adequadamente esse serviço.
A aula foi realizada na Associação dos Servidores Municipais de Mogi das Cruzes, em parceria com a Matec, que é a empresa contratada pela Prefeitura para o serviço de poda. Além da execução do serviço em si, que se faz necessário ao longo de todo o ano e ainda mais no período de chuvas, todos aprenderam sobre normas e leis, para que o serviço seja executado em conformidade com o que está previsto no âmbito de intervenções em vegetação e seguindo também diretrizes de responsabilidade ambiental.
O treinamento é mais um serviço de preparação para o período de chuvas e estruturação de um atendimento eficaz, tendo em vista que ocorrências envolvendo queda de galhos e árvores se tornam muito mais recorrentes durante o verão. Com esta qualificação, a Prefeitura terá uma equipe mais numerosa, preparada e capacitada para executar as podas, o que deve agilizar os trabalhos por toda a cidade.
A poda de árvores já é um serviço inserido na rotina de trabalhos das equipes que cuidam da manutenção da cidade. Em caráter preventivo, é feito o corte de galhos de forma regular e controlada, para manter a saúde e a estrutura da árvore, minimizando as possibilidade de acidentes, doenças e danos à infraestrutura, especialmente antes de períodos de chuvas intensas.
A média é de 80 podas preventivas realizadas a cada semana. A manutenção visa remover ramos mortos ou doentes, reduzir o peso excessivo e garantir que a árvore cresça de forma saudável e segura, beneficiando o ambiente e a segurança pública. Já a poda emergencial, que se dá em decorrência de fortes chuvas e ventos, ocorre quando há risco iminente de queda, podendo causar acidentes e danos.
Em casos de emergência, a orientação aos cidadãos é acionar o 199, da Defesa Civil ou o 193, do Corpo de Bombeiros. Já em casos dentro da normalidade, o munícipe deve procurar a Prefeitura, pelo telefone 156.

Mara Bertaiolli se reúne com Sebrae-SP para debater avanços no turismo de Mogi

Evento comemora 10º aniversário e debate importância da Lei de Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras

Segunda rodada da Copa Mogi de Futebol Amador tem 16 jogos neste domingo

Ritmo Rosa será realizado na sexta-feira (24/10) e inscrições estão abertas

Acordo Mogiano negocia quase R$ 10 milhões em débitos de IPTU e demais débitos tributários em uma semana