Semae faz manutenção de emergência em tubulações da Estação de Tratamento de Esgoto

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

01 de março de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Semae informa que precisou interromper a operação da Estação de Tratamento de Esgoto, em Cezar de Souza, para uma manutenção de emergência em duas tubulações internas, que se romperam. Ainda não há prazo para conclusão dos reparos, mas as equipes da autarquia trabalham para solucionar o problema no menor tempo possível.

O rompimento aconteceu no final da tarde de quarta-feira (28/02), após temporal e queda de energia na estação.

O engenheiro Rafael Regueiro, chefe da Divisão de Manutenção de Redes de Esgoto, explica que um vazamento foi identificado logo após o retorno da energia, o que provavelmente ocasionou um transiente hidráulico (quando ocorre uma brusca alteração da pressão).

“A tubulação fica enterrada, e como se trata de uma rede bombeada, o vazamento aflorou à superfície. Na quinta (29), ao escavarmos a vala, para manutenção, notamos que também havia rompimento numa rede que trabalha por gravidade, sem bombeamento. O problema está no ponto em que as duas tubulações se cruzam”, descreve o engenheiro.

“Não é um reparo tão simples. São tubulações de grande porte, feitas de fibra de vidro, cuja manutenção deve ser com o mesmo material, que exige um tempo de cura. Ainda não temos um prazo para finalizar o serviço, mas estamos empenhados para resolver a situação o quanto antes”, completa do diretor do Departamento de Esgoto, Anderson Amorim.