Estação Ferroviária de Sabaúna

Rural

O primeiro prédio da Estação Ferroviária de Sabaúna foi inaugurado em 1º de janeiro de 1893 e recebeu o nome da localidade onde foi construída, o Distrito de Sabaúna. O local reserva um pouco da história da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), como vestígios da pedreira, além de moradias utilizadas pelos ferroviários de antigamente, como as Casa da Turma e a bela casa do antigo chefe da Estação.

Em 2014 foi inaugurado o Museu Ferroviário, que é composto por material ferroviário de todos os tipos, desde bandeiras históricas da Central do Brasil, placas da Rede Ferroviária Federal e também objetos que pertenciam ou eram utilizados nos trens. Ficam a mostra os caps, que eram usados pelos motoristas das locomotivas, antigos freios, caixa de água da época das locomotivas a vapor e até mesmo carvão in natura e queimado, material este que, durante muitos anos, era o que movia as locomotivas.

O espaço também têm totens interativos, com perguntas e respostas sobre a ferrovia, além de seis telas cronológicas, que remontam toda a história da estrada de ferro no Brasil e em Mogi das Cruzes. Nelas é possível descobrir, por exemplo, qual foi a primeira locomotiva que passou por Sabaúna e quando isso aconteceu.

Um dos diferenciais deste museu é que nele é possível tocar nos objetos, fotografá-los e até vesti-los, como os caps ferroviários. O museu fica integrado ao Posto de Informações Turísticas de Sabaúna e está dentro da estação ferroviária. A entrada e visitação são inteiramente gratuitas.

ATENDIMENTO
  • Praça Expedicionários, 87 - Sabaúna
    Mogi das Cruzes / SP
  • 4761-9335