Relação de Temas

O Prefeitura Esclarece foi criado para estreitar a comunicação da Prefeitura de Mogi da Cruzes com os munícipes e para combater os boatos e as fake news disseminadas na cidade.

Pesquisa
até

Em relação as declarações feitas pelo vereador Diego Delavega sobre a fiscalização por radar móvel na cidade, a Secretaria Municipal de Transportes esclarece que não existem radares móveis escondidos em Mogi das Cruzes. O equipamento móvel ao qual o vereador se refere faz a medição de velocidade pela frente do veiculo. Ou seja, apenas quando o motorista está trafegando em direção ao equipamento e não após sua passagem.

Este procedimento impede que o aparelho esteja escondido atrás de qualquer objeto, além de ampliar a sua visibilidade. Os veículos que aparecem no vídeo gravado pelo vereador não são da Prefeitura de Mogi das Cruzes e nem da empresa responsável pelo equipamento móvel.

Não é verdade que existam vários radares móveis pela cidade. Mogi das Cruzes conta com apenas um aparelho que percorre diversos pontos da cidade. Os pontos de fiscalização estão devidamente sinalizados e a relação dos locais pode ser consultada neste link.

Também é importante ressaltar que em média, menos de 5% dos veículos que trafegam pelo local foram flagrados com excesso de velocidade. Os dados da última quarta-feira (27/03) indicam que, dos 950 veículos fiscalizados no período em que o equipamento permaneceu na Francisco Rodrigues Filho, 44 foram autuados.

A presença de equipamentos de fiscalização eletrônica busca ampliar a segurança nas vias e prevenir a ocorrência de acidentes, principalmente os mais graves. Estudos internacionais indicam que 94% dos acidentes ocorrem por falha humana, imperícia ou imprudência, principalmente por excesso de velocidade.

Além da fiscalização de velocidade, a Prefeitura vem realizando uma série de ações integradas na avenida Francisco Rodrigues Filho, como a implantação de 23 travessias iluminadas e de 10 lombadas. A Avenida Francisco Rodrigues Filho também faz parte do pacote de 76 quilômetros de vias municipais que receberão nova sinalização, em um convênio da Prefeitura com o Detran, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Todo este trabalho na avenida Francisco Rodrigues Filho vem surtindo efeito, uma vez que, de acordo com os dados do Infosiga, não são registradas mortes em decorrência de acidentes de trânsito na via desde 2017. O número de acidentes registrados na via também vem caindo, com uma redução de quase 50%, passando de 100 em 2015 para 58 em 2018.

Também devemos salientar que a instalação do equipamento de fiscalização no local atendeu a uma reivindicação de moradores e comerciantes, que estavam preocupados com o alto índice de acidentes, inclusive graves e com vítimas, registrado no local.