1º Festival Talentos em Movimentos destaca atuação das crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência
Secretaria de Assistência Social
Apresentações artísticas e culturais foram realizadas ao longo de toda a tarde desta quinta-feira, no Auditório do Cemforpe


















A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, nesta quinta-feira (27/11), a primeira edição do Festival Talentos em Movimentos. Durante toda a tarde, crianças e jovens dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vinculados à Prefeitura de Mogi das Cruzes tomaram o palco do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), para apresentações de música, teatro, karatê e arte livre.
A prefeita Mara Bertaiolli participou do evento e enalteceu a realização. “Os serviços de convivência são fundamentais para proteger nossas crianças, ao mesmo tempo em que desenvolvem talentos. Eventos como esse são fundamentais para reforçar esses propósitos e tenho certeza que vocês trarão ao palco tudo o de melhor que têm, que é a coragem, o amor, a força e a amizade. Saibam que sempre estarei aqui trabalhando para trazer o melhor para cada um de vocês”, destacou.
A prefeita também deixou um agradecimento à secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano e a toda a equipe da pasta. “Vocês têm feito um trabalho magnífico, pois estão se colocando realmente no lugar do outro. Este primeiro festival de talentos mostra o comprometimento de vocês”, pontuou.
Já a secretária, Daniela Mariano, agradeceu a prefeita por ter apoiado a realização do evento desde que ele foi concebido e anunciou que, a partir do ano que vem, graças à parceria direta com as Secretarias de Cultura e Secretaria de Esportes e Lazer, as oficinas culturais e esportivas serão novamente oferecidas nos Serviços de Convivência. A demanda foi identificada em visitas feitas às unidades, portanto atende diretamente ao pedido das equipes e usuários do serviço.
Participaram do festival ao todo 11 centros de convivência e entidades que atuam na cidade. São elas: Associação Beneficente Novo Horizonte, Associação Madre Esperança de Jesus - Acelera Jovem, Instituto Maria Mãe do Divino Amor, Associação Nascente de Vida ("Congregação das Irmãs Ursulinas"), Legião da Boa Vontade - LBV, Associação JMC - Juntos Movimentando Comunidades, Fraternidade Santo Agostinho, Centro Educacional Jabuti, Associação Beneficente Doce Lar, Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração e Associação Mogicruzense para Defesa da Criança e do Adolescente - AMDEM.
Essas organizações sociais são responsáveis pela gestão dos centros de convivência, a partir de parceria com a Prefeitura. Elas administram as unidades e também sediam encontros comunitários diariamente, por três horas diárias. As apresentações do festival resultam de modalidades que já fazem parte das atividades desenvolvidas no dia a dia do serviço.
O Festival de Talentos foi concebido com o intuito de evidenciar o papel transformador da arte e da cultura na vida das crianças e adolescentes que frequentam o SCFV. Ele também busca valorizar a expressão artística, a inclusão e a criatividade desses jovens, utilizando a cultura como uma ferramenta de reforço aos princípios do SCFV, que prezam pelo fortalecimento de vínculos e pela prevenção a situações de risco social.
O evento também buscou fortalecer a identidade institucional dos projetos sociais desenvolvidos em cada entidade, além de transmitir segurança e valor educativo. Outras metas são enaltecer a infância e a adolescência de uma forma geral, defender e afirmar direitos, bem como estimular o sentimento de pertencimento dos jovens talentos.
O auditório do CEMFORPE também contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Guilherme De La Plata, da secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, dos vereadores Osvaldo Antonio da Silva e Milton Lins da Silva, além de pais, responsáveis, famílias, profissionais da rede de proteção, gestores públicos, apoiadores e parceiros. A trilha musical foi garantida pelo quarteto popular da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que visa, entre outros propósitos, proteger os direitos da criança e do adolescente, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. Para isso, as unidades oferecem atividades em grupo de caráter artístico, cultural, esportivo e de lazer, para complementar o trabalho social desenvolvido com as famílias e promover a integração e a troca de experiências.
Em Mogi das Cruzes, há 15 Serviços de Convivência em atividades atualmente. Todos estavam representados no festival de talentos no Cemforpe.
Mogi das Cruzes promove Mutirão de Empregos com mais de 600 vagas na segunda, dia 1º
Prefeitura de Mogi libera 200 vagas de estacionamento no Centro para compras de fim de ano
GCM detém homem por furto de lojas na Vila Oliveira
Prefeita Mara Bertaiolli participa de plantio de 730 mudas na avenida Prefeito Waldemar Costa Filho
Jundiapeba recebe mais de 100 feiras por ano