1º Festival Talentos em Movimentos destaca atuação das crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência

Secretaria de Assistência Social

Apresentações artísticas e culturais foram realizadas ao longo de toda a tarde desta quinta-feira, no Auditório do Cemforpe

27 de novembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, nesta quinta-feira (27/11), a primeira edição do Festival Talentos em Movimentos. Durante toda a tarde, crianças e jovens dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vinculados à Prefeitura de Mogi das Cruzes tomaram o palco do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), para apresentações de música, teatro, karatê e arte livre.

A prefeita Mara Bertaiolli participou do evento e enalteceu a realização. “Os serviços de convivência são fundamentais para proteger nossas crianças, ao mesmo tempo em que desenvolvem talentos. Eventos como esse são fundamentais para reforçar esses propósitos e tenho certeza que vocês trarão ao palco tudo o de melhor que têm, que é a coragem, o amor, a força e a amizade. Saibam que sempre estarei aqui trabalhando para trazer o melhor para cada um de vocês”, destacou.

A prefeita também deixou um agradecimento à secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano e a toda a equipe da pasta. “Vocês têm feito um trabalho magnífico, pois estão se colocando realmente no lugar do outro. Este primeiro festival de talentos mostra o comprometimento de vocês”, pontuou.

Já a secretária, Daniela Mariano, agradeceu a prefeita por ter apoiado a realização do evento desde que ele foi concebido e anunciou que, a partir do ano que vem, graças à parceria direta com as Secretarias de Cultura e Secretaria de Esportes e Lazer, as oficinas culturais e esportivas serão novamente oferecidas nos Serviços de Convivência. A demanda foi identificada em visitas feitas às unidades, portanto atende diretamente ao pedido das equipes e usuários do serviço.   

Participaram do festival ao todo 11 centros de convivência e entidades que atuam na cidade. São elas: Associação Beneficente Novo Horizonte, Associação Madre Esperança de Jesus - Acelera Jovem, Instituto Maria Mãe do Divino Amor, Associação Nascente de Vida ("Congregação das Irmãs Ursulinas"), Legião da Boa Vontade - LBV, Associação JMC - Juntos Movimentando Comunidades, Fraternidade Santo Agostinho, Centro Educacional Jabuti, Associação Beneficente Doce Lar, Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração e Associação Mogicruzense para Defesa da Criança e do Adolescente - AMDEM.

Essas organizações sociais são responsáveis pela gestão dos centros de convivência, a partir de parceria com a Prefeitura. Elas administram as unidades e também sediam encontros comunitários diariamente, por três horas diárias. As apresentações do festival resultam de modalidades que já fazem parte das atividades desenvolvidas no dia a dia do serviço.

O Festival de Talentos foi concebido com o intuito de evidenciar o papel transformador da arte e da cultura na vida das crianças e adolescentes que frequentam o SCFV. Ele também busca valorizar a expressão artística, a inclusão e a criatividade desses jovens, utilizando a cultura como uma ferramenta de reforço aos princípios do SCFV, que prezam pelo fortalecimento de vínculos e pela prevenção a situações de risco social.

O evento também buscou fortalecer a identidade institucional dos projetos sociais desenvolvidos em cada entidade, além de transmitir segurança e valor educativo. Outras metas são enaltecer a infância e a adolescência de uma forma geral, defender e afirmar direitos, bem como estimular o sentimento de pertencimento dos jovens talentos.

O auditório do CEMFORPE também contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Guilherme De La Plata, da secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, dos vereadores Osvaldo Antonio da Silva e Milton Lins da Silva, além de pais, responsáveis, famílias, profissionais da rede de proteção, gestores públicos, apoiadores e parceiros. A trilha musical foi garantida pelo quarteto popular da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. 

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que visa, entre outros propósitos, proteger os direitos da criança e do adolescente, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. Para isso, as unidades oferecem atividades em grupo de caráter artístico, cultural, esportivo e de lazer, para complementar o trabalho social desenvolvido com as famílias e promover a integração e a troca de experiências.

Em Mogi das Cruzes, há 15 Serviços de Convivência em atividades atualmente. Todos estavam representados no festival de talentos no Cemforpe.