Prefeita Mara Bertaiolli participa de plantio de 730 mudas na avenida Prefeito Waldemar Costa Filho

Gabinete

27 de novembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A prefeita Mara Bertaiolli participou nesta quinta-feira (27/11) pela manhã do plantio de 730 mudas de espécies nativas na avenida Prefeito Waldemar Costa Filho. A ação faz parte do Projeto Brotos de Mogi, criado este ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal como o objetivo aumentar a arborização em Mogi das Cruzes.

“Queremos uma Mogi das Cruzes cada vez mais arborizada e com respeito ao meio ambiente. Uma cidade mais verde e que mostre o cuidado e o carinho que precisamos dedicar sempre à natureza. Foi uma manhã muito bonita, ensolarada e que vai se refletir no futuro do município, pois essas 730 mudas vão crescer e contribuir para uma cidade melhor para as futuras gerações”, disse Mara Bertaiolli, ao lado de secretários municipais e voluntários.

Foram plantadas mudas de Pitanga (62), Ipê Amarelo (36), Ipê Roxo (36), Ipê Branco (36), Ipê Rosa (36), Aroeira Pimenteira (36), Araçá (36), Angico (36), Goiaba (36), Manacá da Serra (36), Cabeludinha (36), Gabiroba (20), Grumixama (36), Paineira (36), Pau Formiga (36), Ingá Branco (36), Pau Ferro (40), Coração de Nego (32), Guanandi (36) e Dedaleiro (36).

A secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare, coordenou a plantio desta quinta-feira e explicou que a cobertura verde traz uma série de vantagens para a cidade, como conforto térmico, sombra para os cidadãos, abrigo para os pássaros e valorização dos espaços públicos. 

“É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli que a cidade esteja cada vez mais arborizada e estamos cumprindo esta meta, tanto que criamos e implantamos projetos específicos para este objetivo, que são o Brotos de Mogi e o Plante Água”, comentou Patricia.    

Ações práticas

O foco do Programa Brotos de Mogi são os espaços públicos existentes no município (praças, parques, canteiros centrais, calçadas, escolas, equipamentos de saúde, entre outros) mobilizando as pessoas, além de propor a criação de novos espaços arborizados na cidade em parceria com as demais secretarias municipais e com a comunidade.

Além do Brotos de Mogi, outro projeto criado em 2025 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal para estimular a arborização é o Plante Água. Ele estimula os cidadãos a plantarem mudas na cidade e, para isso, cada pessoa pode retirar até três mudas no Viveiro Municipal, mediante apresentação do CPF e cadastramento.

Este trabalho de cadastramento foi reforçado este ano e tem como objetivo acompanhar o plantio das mudas, para que, a médio e longo prazo, seja possível mapear a cobertura verde de Mogi das Cruzes e acompanhar o crescimento das mudas. 

Todas as mudas utilizadas nos dois projetos são oriundas do Viveiro Municipal que, atualmente, conta com 6  mil mudas de espécies arbóreas nativas de Mata Atlântica.Há várias espécies nativas à disposição dos mogianos, como árvores frutíferas, por exemplo. Os técnicos do Viveiro Municipal dão orientações sobre o plantio no momento da doação.