Ação integrada voltada à segurança viária atende cerca de 800 pessoas nesta quinta-feira
Secretaria de Mobilidade e Trânsito
Operação Direção Segura Integrada foi realizada na manhã desta quinta-feira (19/02) no cruzamento das ruas Ipiranga e Francisco Franco, no Centro




O cruzamento das ruas Ipiranga e Francisco Franco, no Centro, recebeu a primeira edição de 2026 da Operação Direção Segura Integrada (OSDI), de conscientização sobre segurança viária, na manhã desta quinta-feira (19/02). O trabalho alcançou cerca de 800 pessoas e teve a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, do Detran-SP, do Corpo de Bombeiros, de uma concessionária de motocicletas e das empresas do transporte coletivo de Mogi das Cruzes.
Durante o trabalho, os motoristas que passaram pelo cruzamento receberam materiais informativos e de orientação sobre comportamento seguro em ruas, avenidas e rodovias. A ação faz parte do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para o aumento da segurança viária e a diminuição de acidentes no município.
“A conscientização dos condutores sobre a necessidade do respeito à sinalização e à legislação é fundamental para que tenhamos um trânsito mais humano e seguro, o que se reflete na queda de índices de acidentes, de feridos e mortes", destacou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Felício Kamiyama.
O trabalho integrado continuará durante todo o ano. Na próxima quinta-feira (26/02), os órgãos participantes levarão a OSDI para a avenida Japão. A definição dos locais que recebem a ação é feita tecnicamente, de acordo com os índices de sinistros de trânsito e de movimentação de veículos.
O Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária vem realizando uma série de ações neste início de ano para promover a conscientização sobre o comportamento seguro no trânsito. No última sexta-feira (13/02), as equipes estiveram na região da praça Kazuo Kimura e na região central para uma ação específica sobre os cuidados durante o Carnaval. Já no início do mês, a ação ocorreu em escolas para alertar pais e responsáveis pelos alunos.
Outra ação importante é a Escola Mirim de Trânsito, que retomou as atividades neste mês de fevereiro. A ação leva orientações teóricas e práticas para crianças, que atuam como multiplicadores junto às famílias. Durante o ano de 2025, 4.856 crianças de unidades públicas e particulares de Mogi das Cruzes foram atendidas com as ações na sede da Escola Mirim de Trânsito, em Cezar de Souza, e no modelo itinerante, em que a equipe vai até a unidade de ensino com todos os equipamentos para transformar o espaço em uma sala de aula com uma simulação de trânsito de verdade, com faixa de travessia no chão, semáforo, placas, bicicletas que fazem o papel dos veículos, entre outros detalhes.
Mais informações sobre as atividades voltadas à segurança viária em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.
Núcleo de Bem-Estar Animal tem filhotes com 1 mês de vida para adoção, além de pets adultos
Ação integrada voltada à segurança viária atende cerca de 800 pessoas nesta quinta-feira
Ação conjunta da Prefeitura e Polícia Civil fecha concessionária irregular no Mogi Moderno
Mogi das Cruzes zera atrasos na Lei de Acesso à Informação e eleva índice de concessão para 93%
Projeto Rua Mais Feliz volta no dia 28 de fevereiro com edição na Vila Lavínia