Alckmin inaugura Centro Oncológico do Hospital Luzia de Pinho Melo
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


Nesta quarta-feira (10/05), às 10 horas, o governador Geraldo Alckmin volta a Mogi das Cruzes para inaugurar o Centro de Oncologia no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar. A unidade, que faz parte da Rede Hebe Camargo, é uma antiga reivindicação da Cidade, liderada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes desde 2012. “Este é um salto de qualidade no atendimento para os pacientes com câncer, que não terão mais de se deslocar até São Paulo para fazer o tratamento”, destaca o prefeito Marcus Melo, salientando que no mês passado esteve na Secretaria Estadual de Saúde e pediu ainda para que o Hospital Dr. Flávio Isaías continue com o atendimento. “A proposta é somar os dois equipamentos”.
Ainda segundo Melo, a Secretaria Municipal de Saúde veio se estruturando, nos últimos anos, para atender os pacientes com a realização de exames, identificação rápida de casos suspeitos e a confirmação dos resultados. Antes, por exemplo, apenas o Hospital Luzia de Pinho Melo tinha aparelho de mamografia. Agora, a cidade conta com quatro equipamentos, sendo três deles instalados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes na Unidade Clínica Ambulatorial (Única), AME – Ambulatório Médico de Especialidades e Pró-Mulher. “Nós investimos muito em todas as frentes da saúde. Mogi das Cruzes, com a inauguração do Centro de Oncologia, dá mais um importante salto na qualidade do atendimento da nossa população. Saúde é isso. Investir todos os dias e firmar parcerias que visem a ampliação e o fortalecimento da rede”.
A instalação de um Centro de Oncologia no Hospital Luzia de Pinho Melo e integrado à Rede Hebe Camargo foi anunciado pelo governador Alckmin em 2012 durante a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Além da quimioterapia, que já é oferecida, agora os pacientes terão o atendimento em radiologia. “Com este novo serviço, Mogi das Cruzes passa a oferecer uma rede muito bem estruturada”, destaca o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, salientando que os serviços contam com apoio científico, tecnológico e de protocolos clínicos do Icesp, um dos maiores centros especializados em oncologia da América Latina.
Histórico
O atendimento de pacientes com câncer no Hospital Luzia de Pinho Melo começou com as consultas de oncologia e a abertura da Unidade de Quimioterapia do Hospital Luzia de Pinho Melo, instalado no segundo andar. São seis macas específicas para o tratamento contra dos pacientes e capacidade para realizar uma média de 500 sessões por mês.
Atualmente, somente a Secretaria Municipal de Saúde faz o transporte de 656 pacientes para São Paulo. Estes são casos identificados tanto pela Rede Municipal da Prefeitura de Mogi das Cruzes como também em outros equipamentos, incluindo até mesmo o Hospital Luzia de Pinho Melo. Encaminhamentos para fora da cidade são feitos para mais de 40 unidades de saúde, tais como: Instituto do Câncer, Graac, Hospital Santa Marcelina, Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho e Hospital do Servidor Público Estadual. (Ana Figueiredo)

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05