Setembro Amarelo terá diversas ações de valorização à Saúde Mental

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

Vila Dignidade terá palestra sobre Saúde Mental com o psicólogo Claudiney Procópio dos Santos Alberto

05 de setembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das Secretarias Municipais da Longevidade, Saúde e Assistência Social, promove, às 14 horas, da próxima quarta-feira (10/9), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma palestra sobre Saúde Mental com o psicólogo do Posto de Saúde Jardim Santa Tereza, Claudiney Procópio dos Santos Alberto. O evento com o objetivo de promover um espaço de diálogo, reflexão e conscientização será realizado na Vila Dignidade, na Vila Cecília, e dará início a uma série de atividades programadas para o Setembro Amarelo.

Durante todo o mês, Mogi das Cruzes promove debates, palestras, encontros focados na campanha de prevenção ao suicídio e da valorização à vida. A iniciativa, que no Brasil é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, traz a conscientização sobre a importância da informação, do acolhimento e do cuidado em saúde mental.

“O dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, quando devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre será a melhor escolha”, explica a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Falchete.

O Setembro Amarelo pretende sensibilizar toda a comunidade, incentivando cada cidadão a ser parte ativa desse movimento. Por isso, a pasta preparou uma série de ações que serão realizadas ao longo do mês, como espaços de diálogo entre profissionais da Saúde e a comunidade, levando informação à população e fortalecendo a rede de apoio. 

As atividades simultaneamente nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégias Saúde da Família (ESF) e Mãe Mogiana, com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e distribuição de panfletos informativos; no Pronto Atendimento do Jardim Universo, onde haverá o debate do tema "Reflexões sobre Saúde Mental e Prevenção", espaço de escuta e acolhimento; no Pró-Criança, no Mogilar, com campanha de conscientização durante todo o mês, marcada por entrega de cartões personalizados com laços amarelos aos colaboradores e montagem de painel com informações e frases de reflexão sobre o tema; e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó, que contará com ações de sensibilização, cuidados e práticas integrativas com os colaboradores da unidade, além de orientação e acolhimento aos pacientes. Também estão programadas atividades no Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) e Álcool e Drogas (Caps-AD), no Parque Airton Nogueira, no Rodeio.

Confira as principais ações da Campanha Setembro Amarelo
    • Quarta-feira (10/9), às 14h: Palestra sobre Saúde Mental com o psicólogo Claudiney Procópio dos Santos Alberto 
      Local: Vila Dignidade

    • Sexta-feira (12/09): "Festa da Primavera" 
      Local: Cecco
      
    • Quinta-feira (25/09): "Prevenção ao suicídio e valorização da vida"
      Local: Capsi
      
    • Sexta-feira (26/06): "Picnic Valorização da Vida"
      Local: Parque Airton Nogueira