Alunos de escola municipal rural visitam exposição sobre diversidade e identidade em São Paulo

Secretaria de Educação

Experiência conectou arte, diversidade e diálogo intercultural ao trabalho desenvolvido em sala de aula

11 de dezembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A EM Rural Nossa Senhora da Conceição, no Tabor, levou nesta quarta-feira (10/12) 25 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental para uma visita à exposição "A terra, o fogo, a água e os ventos - Por um Museu da Errância com Édouard Glissant", no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A atividade integrou o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola ao longo dos últimos meses, que tem explorado temas como diversidade cultural, elementos da natureza e diálogos entre território, memória e identidade.

A secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, destacou a importância da experiência para os estudantes. "Esse tipo de vivência amplia o olhar das crianças para além da sala de aula. A visita reforça o compromisso da nossa rede em promover a diversidade cultural e a realização de práticas pedagógicas que valorizam a arte, a cultura e o contato com novas perspectivas", afirmou.

Durante a visita, com a professora da unidade escolar Marilsa Mendes do Val, os estudantes exploraram conceitos do pensamento do filósofo martinicano Édouard Glissant (1928-2011), como diversidade, errância e crioulização, ideias que dialogam diretamente com o trabalho realizado na escola. Em novembro, os alunos estudaram símbolos Adinkra e encontraram na exposição uma continuidade prática dessas discussões, reconhecendo elementos já trabalhados em sala.

A escola faz parte do programa Escola Plus, iniciativa da Fundação Norma e Leo Werthein, que tem a professora Marilsa como uma das integrantes na América Latina. A visita é resultado da parceria entre a instituição e o Instituto Tomie Ohtake.