Alunos de escola municipal rural visitam exposição sobre diversidade e identidade em São Paulo
Secretaria de Educação
Experiência conectou arte, diversidade e diálogo intercultural ao trabalho desenvolvido em sala de aula



A EM Rural Nossa Senhora da Conceição, no Tabor, levou nesta quarta-feira (10/12) 25 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental para uma visita à exposição "A terra, o fogo, a água e os ventos - Por um Museu da Errância com Édouard Glissant", no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A atividade integrou o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola ao longo dos últimos meses, que tem explorado temas como diversidade cultural, elementos da natureza e diálogos entre território, memória e identidade.
A secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, destacou a importância da experiência para os estudantes. "Esse tipo de vivência amplia o olhar das crianças para além da sala de aula. A visita reforça o compromisso da nossa rede em promover a diversidade cultural e a realização de práticas pedagógicas que valorizam a arte, a cultura e o contato com novas perspectivas", afirmou.
Durante a visita, com a professora da unidade escolar Marilsa Mendes do Val, os estudantes exploraram conceitos do pensamento do filósofo martinicano Édouard Glissant (1928-2011), como diversidade, errância e crioulização, ideias que dialogam diretamente com o trabalho realizado na escola. Em novembro, os alunos estudaram símbolos Adinkra e encontraram na exposição uma continuidade prática dessas discussões, reconhecendo elementos já trabalhados em sala.
A escola faz parte do programa Escola Plus, iniciativa da Fundação Norma e Leo Werthein, que tem a professora Marilsa como uma das integrantes na América Latina. A visita é resultado da parceria entre a instituição e o Instituto Tomie Ohtake.
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Estudantes da EM Heliana Mafra assistem a documentário mogiano sobre o legado do artista Chang Dai-Chien
Ventos e queda de energia podem provocar intermitência no abastecimento de água
Prefeitura entrega mais 63 matrículas de imóveis para famílias de núcleos de interesse social regularizados
Alunos de escola municipal rural visitam exposição sobre diversidade e identidade em São Paulo