Assembleia sobre o Fórum de Educação Permanente será na próxima terça-feira, dia 03
Secretaria de Educação
Todos os envolvidos com a educação municipal da cidade podem participar e conhecer mais sobre o fórum


O Conselho Municipal de Educação (CME) e a Comissão de Educação da Câmara Municipal realizarão, na próxima terça-feira (03/12) às 18h30 no Auditório Tuffy Elias Andere na Câmara Municipal, uma assembleia geral sobre a construção do Fórum de Educação Permanente de Mogi das Cruzes. O fórum será responsável pelo monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME). Todos os envolvidos com educação na cidade podem participar.
A assembleia terá duas formações, uma com foco no município com uma representante indicada pelo CME e outra com um integrante do Fórum Estadual de Educação. O encontro atende a uma demanda do grupo estadual sobre a construção do fórum municipal para o CME e dá continuidade a um processo que começou com os conselheiros municipais de Educação e agora, contempla a formação de representantes da sociedade civil.
O primeiro passo foi a formação dos conselheiros sobre o papel dos fóruns municipais ministrada por Regiane Emílio, diretora de formação da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação). A presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal, a vereadora Inês Paz, também participou dos encontros formativos e contribuiu para a organização da assembleia.
“A formadora trouxe todo o arcabouço de legislação e ajudou os conselheiros a entenderem como seria o processo de construção do fórum”, contou a professora e presidente do CME, Agatha Vicente dos Santos, que também integra a diretoria executiva da UNCME. Atualmente o Plano Municipal de Educação é uma atribuição do Conselho.
O PME de Mogi das Cruzes, que antes era bienal, passou a ser decenal, acompanhando o período de execução do Plano Nacional de Educação (PNE). Com a composição do Fórum de Educação Permanente da cidade, a elaboração e monitoramento do plano passarão a ser conduzidos pelo fórum. O grupo fará o levantamento dos indicadores e será responsável pelos Grupos de Trabalho de cada meta apontada no documento.
“Para isso, precisamos de um corpo técnico e de representantes que estejam comprometidos com a educação do município. Lembrando que é uma ação distinta do Conselho, que tem atribuições diferentes, que vão além do PME”, disse a presidente. O fórum também terá o suporte de três pilares importantes da educação municipal: a Secretaria de Educação, a Câmara Municipal, por meio da Comissão Permanente de Educação e o Conselho Municipal de Educação.
A proposta é de que o fórum seja composto por representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, assim como acontece nos conselhos municipais com foco na educação municipal. “Contamos com a participação de todos os envolvidos na educação municipal para contribuir para a construção deste importante fórum, que fará o monitoramento do Plano Municipal de Educação, documento de referência para as políticas públicas da nossa cidade”, disse Agatha.

Agentes municipais de trânsito participam de capacitação com especialista referência nacional

Mais seis famílias que viviam em áreas de risco são sorteadas e terão casa própria em Cezar de Souza

Primeira edição da Rua Mais Feliz garante mais de 500 atendimentos sociais e em saúde

Mara Bertaiolli lança Plano Municipal de Integridade com a presença do Controlador Geral do Estado

Prefeitura registra aumento de 45% na realização de exames médicos pelos feirantes