Assistência Social seleciona organização para executar o Programa Municipal de Aprendizagem
Secretaria de Assistência Social
Programa visa atender jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e outras situações de vulnerabilidade e risco social

A Secretaria Municipal de Assistência Social republicou edital de chamamento público 17/2023, que visa selecionar uma organização da sociedade civil para a execução do Programa Municipal de Aprendizagem. O foco do programa é atender prioritariamente adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional, retirados do trabalho infantil e/ou em situação de vulnerabilidade e risco social.
A proposta é atender, a princípio, 33 pessoas. As OSCs interessadas devem apresentar até a próxima quarta-feira (28/02) seus planos de trabalho, que serão analisados pela comissão de seleção. A previsão é que a divulgação do resultado preliminar ocorra no dia 7 de março e que o resultado definitivo, após fase de recursos, seja publicado no dia 19 do próximo mês.
A análise por parte da comissão leva em conta uma série de critérios, que estão detalhados no edital, tais como valor global, justificativa e compreensão do público-alvo e do território, capacidade técnico-operacional, organização e histórico da organização da sociedade civil no município. A OSC que vencer o processo firmará um termo de colaboração com o município e passará a receber mensalmente um valor pré-fixado para a execução da atividade proposta.
O Programa Municipal de Aprendizagem foi instituído pela Lei Municipal nº 7.793, de 27 de maio de 2022 e visa a inserção social de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativas, em situação de acolhimento institucional, retirados do trabalho infantil e/ou em situação de risco social.
O objetivo do programa é garantir continuidade ao processo de acompanhamento de adolescentes e jovens pela política de assistência social, respeitando sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, contribuindo para a superação das condições de vulnerabilidade e risco social e para a promoção de um novo projeto de vida. Para tanto, deve ser ofertada formação técnico-profissional, que possibilite oportunidade de ingresso no mundo do trabalho.
Dessa forma, os jovens atendidos devem participar de atividades teóricas e práticas que promovam o desenvolvimento de habilidades, atitudes, além do senso de responsabilidade, iniciativa e valores éticos. Tudo isso com o intuito de inserir, reinserir e/ou manter os aprendizes no sistema educacional, qualificando o processo de escolarização e preparando esses jovens para o futuro em relação a estudos, trabalho e participação na sociedade.
A lei prevê que o Programa Municipal de Aprendizagem deverá ser desenvolvido na modalidade de parceria entre o poder público e entidades sem fins lucrativos, que tenham por objeto a assistência ao adolescente e à educação profissional, que estejam inscritas no Cadastro Nacional de Aprendizagem do Governo Federal, e que tenham registros no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Os envelopes lacrados contendo os planos de trabalho devem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Assistência SOcial, na rua Francisco Franco, 206, no setor de RH - Comissão de Seleção,piso térreo, no Centro. Mais detalhes e informações podem ser obtidos no edital de chamamento.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas