Avenida Guilherme George será interditada para obras do Corredor Leste-Oeste

Secretaria de Serviços Urbanos

20 de outubro de 2016

A avenida Guilherme George, no distrito de Jundiapeba, será interditada para o tráfego de veículos a partir da próxima quarta-feira (26/10), entre a estrada da Volta Fria e a ponte sobre o rio Taiaçupeba, na divisa com a cidade de Suzano. A medida é necessária para a continuidade das obras de construção do Corredor Leste-Oeste, que está sendo feita pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, com investimento de R$ 88.575.769,48, com recursos dos Governos Federal, Estadual e Municipal. A interdição está prevista para acontecer até o dia 30 de novembro. Durante este período, o Consórcio GG Mogi, responsável pelos serviços, trabalhará na pavimentação do trecho, além da construção de canteiro central, retornos e outras estruturas viárias. "Até agora, foi possível a realização dos trabalhos com interdições parciais e o sistema pare e siga, que permite a circulação de veículos. Com a evolução dos trabalhos, será necessária a interdição, uma vez que existem diversas travessias da pista que precisam ser executadas. Este trecho é um dos mais complicados em sua execução, devido ao trânsito intenso, principalmente de veículos pesados, e também pela existência de diversas empresas que utilizam o corredor", explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira. Até aqui, a avenida Guilherme George vem recebendo a implantação de sistema de drenagem e de infraestrutura, além de alargamento e remoção de solo. O trecho é uma das duas frentes de trabalho que estão em execução dentro das obras do Corredor Leste-Oeste. A outra fica na avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, entre as avenidas Valentina de Mello Freire Borenstein e Cavalheiro Nami Jafet. O secretário lembrou ainda que o consórcio já iniciou a implantação a sinalização orientativa aos motoristas na avenida Lourenço de Souza Franco. Além disso, os responsáveis pelas obras também tiveram contato com a Prefeitura de Suzano para implantação de sinalização na cidade vizinha, principalmente na avenida Jorge Bei Maluf, a continuação da avenida Guilherme George. Indústrias instaladas na região e o condomínio Real Park Tietê também estão sendo contatados para orientação sobre as rotas a serem utilizadas para acesso. O Corredor Leste-Oeste tem uma extensão total de 9 quilômetros entre a divisa entre Mogi das Cruzes e Suzano e o Terminal Central, na região central. Deste total, 2.650 metros estão no trecho da avenida Guilherme George entre o rio Taiaçupeba e o rio Jundiaí; 2.300 metros no trecho da nova avenida das Orquídeas, entre o Rio Jundiaí e a rotatória da Via Perimetral, junto ao Viaduto Argeu Batalha; 2.650 metros no trecho entre a rotatória da Perimetral, junto ao Viaduto Argeu Batalha, e a avenida Cavalheiro Nami Jafet, junto à linha férrea da CPTM, e finalmente mais 1.400 metros no trecho entre a avenida Cavalheiro Nami Jafet, junto à linha férrea da CPTM, e o Terminal Central. O projeto prevê duas pistas com mais de 10 metros de largura cada uma, corredor exclusivo para o transporte coletivo no canteiro central, ciclovia e calçada para a circulação de pedestres.  Os trabalhos foram iniciados em abril, em evento que contou com a participação do prefeito Marco Bertaiolli e do governador Geraldo Alckmin. Dentre as obras que serão executadas na construção do Corredor Leste-Oeste, destaca-se a construção da nova avenida das Orquídeas, que será a nova ligação de Mogi das Cruzes com a cidade de Suzano e com o trecho leste do Rodoanel. A via, além de trazer desenvolvimento para a região oeste da cidade, também colaborará para desafogar o corredor formado pelas avenidas Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco, hoje, o mais movimentado de Mogi das Cruzes. (LM)