Itapeti recebe 5ª e última Reunião de Segurança Rural de 2025, marcada por avanços e ampla participação
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
De acordo com levantamento da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, ao longo do ano, cerca de 250 pessoas participaram dos encontros realizados nos bairros Cocuera, Pindorama, Biritiba Ussu, Jundiapeba e Itapeti

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, realizou na noite da última quarta-feira (27/11) a quinta e última edição de 2025 da Reunião de Segurança Rural, iniciativa que tem como objetivo fortalecer a integração entre a gestão municipal e a comunidade. O encontro ocorreu no bairro Itapeti.
Por se tratar da reunião de encerramento do ciclo anual, o secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, apresentou um balanço das ações da pasta, em caráter de prestação de contas.
Segundo o levantamento da Secretaria, ao longo de 2025 as reuniões reuniram cerca de 250 participantes, com média de 50 pessoas por encontro — entre moradores, representantes de instituições agrícolas e lideranças das comunidades rurais. No período, foram registradas 41 solicitações, das quais 29 já foram solucionadas e cinco seguem em andamento. Outras sete demandas não tiveram continuidade devido à falta de informações ou de retorno por parte dos munícipes.
“Entendo como positivos esses números porque conseguimos manter uma dinâmica de diálogo contínuo e transparente entre gestão municipal e comunidade. Nosso trabalho é ouvir, orientar e buscar soluções reais para quem vive e produz nas áreas rurais”, avaliou o secretário Renato Abdo.
Assim como nas edições anteriores, a reunião no Itapeti contou com a participação de diversas secretarias municipais e órgãos de segurança pública, reforçando a integração entre gestão, território e moradores. Entre os temas debatidos ao longo do ciclo de 2025 estiveram:
Iluminação em pontos estratégicos das estradas rurais;
Manutenção das estradas rurais;
Podas de árvores;
Questões territoriais, como registro de terras e regularização fundiária;
Aumento do policiamento;
Coleta de lixo reciclável, entre outros.
A secretária-adjunta Mariana Fraga também destacou a importância desse espaço permanente de diálogo:
“É muito significativo ver a comunidade presente, participando e percebendo resultados práticos. Quando conseguimos mostrar que as demandas se transformam em ações, isso estimula o engajamento e fortalece nossa atuação no território. Encerramos o ano com a certeza de que esse canal de participação está cada vez mais forte.”
“Encerramos este ciclo com a certeza de que estamos no caminho certo. Cada bairro trouxe demandas legítimas, e nosso papel foi ouvir, tabular, encaminhar e dar retorno. Quero agradecer às três forças policiais pela parceria permanente e pela prontidão em atuar junto às comunidades rurais. E também agradeço a cada morador que participou, trouxe sua realidade e nos ajudou a construir soluções mais eficazes. Essa rede de colaboração é o que sustenta a segurança nas áreas rurais”, finalizou o secretário Renato Abdo.
Itapeti recebe 5ª e última Reunião de Segurança Rural de 2025, marcada por avanços e ampla participação
Semae fará manutenção preventiva no poço da Chácara Guanabara, a partir de terça-feira (2)
Prefeitura revitaliza sinalização de trânsito de Jundiapeba
Mogi das Cruzes promove Mutirão de Empregos com mais de 600 vagas na segunda, dia 1º
Prefeitura de Mogi libera 200 vagas de estacionamento no Centro para compras de fim de ano