Centro de Controle de Zoonoses realiza desinsetização nos cemitérios municipais antes do feriado de Finados

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

29 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes realiza, nesta terça e quarta-feira (28 e 29/10), ações de desinsetização nos cemitérios da Saudade e São Salvador, com o objetivo de controlar insetos e prevenir focos do mosquito Aedes aegypti , transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

As medidas fazem parte do planejamento preventivo da Prefeitura para garantir condições sanitárias adequadas nos locais que receberão grande número de visitantes durante o feriado de Finados, na próxima segunda-feira (02/11).

De acordo com o CCZ, o trabalho será executado por equipes técnicas especializadas, que farão a aplicação controlada de produtos regulamentados pelo Ministério da Saúde, de forma segura e direcionada, visando o controle de insetos sinantrópicos, como moscas, mosquitos e baratas.

O aumento das temperaturas e o início do período chuvoso intensificam a presença desses insetos e elevam o risco de proliferação do Aedes aegypti. Por isso, além da atuação das equipes do CCZ, a colaboração da população é essencial para manter os cemitérios livres de criadouros.

Segundo o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, ações simples e eficazes ajudam a prevenir a proliferação do mosquito e garantem que o feriado de Finados seja um momento de lembrança e respeito, vivido com segurança e saúde pela população.“Essas ações têm caráter preventivo e educativo. O trabalho do poder público é fundamental, mas o sucesso no combate ao Aedes depende também da conscientização das pessoas. Vasos sem água parada e embalagens descartadas corretamente fazem a diferença na proteção de todos”, destaca.

A Prefeitura reforça as orientações ao público que visitará os cemitérios durante o feriado:

- Evitar vasos com água, preferindo plantas plantadas diretamente na terra;

- Retirar as embalagens plásticas (como o celofane) que envolvem os vasos;

- Evitar o uso de recipientes que possam acumular água;

- Não utilizar plantas que retenham água, como as bromélias;

- Descartar o lixo apenas nas lixeiras disponíveis;

- Manter as lixeiras sempre tampadas.