Com capacitação para servidores, Prefeitura inicia planejamento orçamentário para os próximos anos
Secretaria de Finanças






Com uma capacitação para servidores de todas as áreas da administração municipal, incluindo autarquias (Semae e Iprem) e Câmara, a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou, nesta quinta-feira (15/05), os preparativos para elaboração do Plano Plurianual (PPA) do período 2026-2029, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Nos períodos da manhã e da tarde, o treinamento abordou as principais peças de planejamento que organizam as ações dos governos.
O secretário municipal de Finanças, Robson Senziali, fez a abertura da capacitação. Ele agradeceu a adesão dos servidores (foram 106, no total) e destacou que o procedimento é uma forma de qualificar a gestão fiscal e atender às determinações legais e recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e da Controladoria-Geral do Município.
“Também é importante destacar que o Plano Plurianual não é uma atribuição somente da Secretaria de Finanças, que apenas consolida o PPA. É um trabalho conjunto, de equipe, que envolve todas as secretarias e fortalece a qualidade do planejamento público”, concluiu.
A capacitação foi conduzida pela diretora do Departamento de Orçamento e Contabilidade, Elisangela Gomes Pereira da Rocha, que tratou dos elementos mais importantes do Sistema Orçamentário Brasileiro, conforme previsto pela Constituição Federal e legislação complementar, como a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) e as Normas Gerais de Direito Financeiro (Lei 4.320/64).
A participação foi exclusiva para servidores inscritos e previamente indicados pelos respectivos setores da administração, e que posteriormente integrarão um grupo de trabalho para elaboração do PPA, incluindo a participação nas audiências públicas. “Esta preparação é importante para darmos todo suporte nas audiências, ajudando nas informações no esclarecimento de dúvidas”, explicou Elisangela.
O PPA é a primeira etapa do planejamento financeiro e orçamentário de um período de quatro anos. Trata-se de um resumo de todas as metas que a Prefeitura realizará, sejam elas atividades contínuas ou projetos de investimento. Tudo é detalhado em forma de programas e ações, contemplando estimativas de receitas e despesas.
Após a conclusão, o projeto do PPA deverá ser remetido à Câmara Municipal até 31 de agosto, para apreciação e votação dos vereadores.
Posteriormente, com base no Plano Plurianual, o município elabora, todos os anos, a LDO, uma peça de orientação que estabelece parâmetros para cumprimento do que está no PPA. Por fim, a Lei Orçamentária Anual (LOA) especifica valores (receitas e despesas) para os objetivos traçados na LDO, sendo uma peça de execução.
Componentes do PPA
O Plano Plurianual é composto de diretrizes, objetivos e metas. As diretrizes são os resultados gerais que a administração quer alcançar. Cada diretriz é composta por um ou mais programas.
Os objetivos expressam a vontade de solucionar as demandas, carências ou problemas do município. Cada objetivo corresponde a um Programa de Governo, que por sua vez é composto de uma ou mais ações.
Por fim, as metas apresentam a quantificação do que será feito (meta física) e o investimento (meta financeira) em cada ação dos programas.

Guarda Civil Municipal detém dois suspeitos e apreende 1,5 mil porções de entorpecentes

Final de semana em Mogi das Cruzes tem intensa programação esportiva

Túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição para manutenção

Na terça-feira (20/05), autarquia limpará reservatório do Parque São Martinho

Assistência promove ações educativas da campanha Maio Laranja em parceria com a EM Coronel Almeida