Comitiva conhece tecnologia que transforma plástico reciclado em blocos para construções sustentáveis

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

21 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Uma comitiva de Mogi das Cruzes, formada por funcionários das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Proteção Animal e de Planejamento e Urbanismo, conheceu esta semana uma tecnologia que transforma plástico reciclado em blocos estruturais para construções sustentáveis. O grupo esteve na empresa Fuplastic, em Cotia, com o objetivo de analisar a viabilidade desta tecnologia em equipamentos públicos do município, estimulando a sustentabilidade.

“Ficamos impressionados com o potencial dessa tecnologia para acelerar projetos de urbanização e melhorias dos parques em Mogi, aliando sustentabilidade e eficiência”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare. A pasta agora avalia a viabilidade de trazer a novidade para Mogi, com a possibilidade de uso em projetos mobiliário urbano sustentável, como banheiros públicos de parques, ecopontos e galpões, por exemplo.

Além da secretária Patricia Cesare, o grupo foi formado pelos funcionários Joana D'Arc Silva, Fernanda Midori Kano e Ricardo Moscatelli. Eles conheceram toda a linha de produção — desde a chegada do plástico triado por cooperativas até a prensagem em alta pressão que resulta em blocos, telhas e outras peças versáteis.

A tecnologia é ecologicamente correta e permite aplicações variadas, com encaixes rápidos, reduzindo o tempo de execução em até 70%. Pode ser utilizado em parques, como em quiosques, substituindo a alvenaria tradicional. Outro ponto importante é o impacto ambiental: cada bloco produzido retira plástico de aterros e cooperativas, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade.