Conscientização: Olimpíada Azul e Piquenique Azul estão na programação da Prefeitura

Secretaria de Esportes e Lazer

31 de março de 2023

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo (2 de abril) a Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou uma programação especial com atividades ao longo do mês, como o Piquenique Azul, na próxima quarta-feira (05/04), e a Olimpíada Azul, entre os dias 15 e 25, entre outras ações para trazer compreensão à toda população a respeito do transtorno do espectro autista (TEA).

Abrindo a programação, na próxima quarta-feira (05/04), a partir das 8h30, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) vai realizar o 2º Piquenique Azul, no Parque Centenário. Serão promovidas atividades lúdicas e caminhadas para crianças e adolescentes com autismo acompanhados pela unidade.

O evento deste ano é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Paradesporto e a participação de alunos e professores da Faculdade do Clube Náutico Mogiano e dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial.

O Parque Centenário fica na Av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº.

Olimpíada Azul 2023

Vem aí a Olimpíada Azul 2023. O grande evento chega à segunda edição e será realizado no dia 15, a partir das 9 horas, no Clube Náutico Mogiano. O objetivo da atividade é tornar a cidade mais inclusiva. Cerca de 200 participantes conferiram a primeira edição, no ano passado.

Podem participar pessoas com TEA e atletas amigos - pessoas sem deficiência ou com outras deficiências. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de maneira online até o dia 15 de abril.

Inscreva-se

A segunda Olimpíada Azul, edição 2023, tem como objetivo incentivar a prática esportiva de pessoas com TEA, ao promover a inclusão social e proporcionar momentos de alegria e descontração aos envolvidos, por meio desta ferramenta de socialização. O evento irá apresentar as modalidades que são desenvolvidas para o TEA no centro do Paradesporto de Mogi das Cruzes.

Entre as modalidades estão futebol, basquete, bocha, jogos de mesa (dominó e jogos educativos de peças de encaixe), game, taekwondo e atletismo. A confraternização esportiva contará também com um espaço de atividades artísticas para todos que queiram interagir com a programação.

A ação segue nos dias 17, 18 e 19 para realização das competições individuais e a cerimônia de encerramento do torneio será no dia 25. O Clube Náutico Mogiano fica na rua Cabo Diogo Oliver, 758, na Vila Mogilar. Mais informações pelo e-mail paradesportomogi@hotmail.com ou pelo WhatsApp nos números (11) 97257-2701 e (11) 99847-7968.

Educação

Já a secretaria Municipal de Educação organizou ações com foco no atendimento da educação especial, ao assegurar a equidade de condições para os alunos com TEA. A Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia, distribuirá laços em referência ao autismo e os professores, alunos e familiares utilizarão camisetas com o logo da campanha.

De 3 a 6 de abril, os alunos atendidos pela equipe multidisciplinar participarão da programação CURTATEA. Já os profissionais que atuam na educação especial e professores das turmas regulares realizarão cursos de TEA, ABA e PEI, a partir do dia 14.

A Emesp estará no dia 15, sábado, no Largo do Rosário, onde também distribuirá laços referentes ao TEA e divulgará os atendimentos ofertados para os alunos com TEA na unidade escolar. Professores, alunos e familiares estarão com as camisetas da campanha. A equipe estará à disposição para o esclarecimento de dúvidas.

Encerrando o mês, no dia 29, no período da manhã, será realizado o Estação TEALEGRIA, no Parque da Cidade, em parceria com o curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes. Estagiários e servidores farão atividades, como contação  de histórias, música, jogos e brincadeiras. Estará presente o coral de alunos da Emesp.

Segurança

A importância da conscientização pautou também outras atividades da Administração. O atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) foi tema de um treinamento realizado em 20 de março para 32 guardas municipais de Mogi das Cruzes. A ação foi realizada na Escola de Governo e Gestão e faz parte das ações de capacitação contínua da corporação, visando a melhoria constante do atendimento à população.

Também participaram das atividades agentes da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo), da Patrulha Ambiental, das viaturas de patrulhamento de área e da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que realiza o atendimento telefônico de ocorrências e realiza o monitoramento da cidade, por meio de câmeras.