Prefeitura registra aumento de 45% na realização de exames médicos pelos feirantes

Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar

Parceria com o Sincomércio contabilizou 131 atendimentos em 2025 — número superior ao registrado no ano passado

01 de julho de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar (SMASA) de Mogi das Cruzes concluiu, nesta semana, a etapa inicial de exames médicos presenciais para renovação das licenças de trabalho dos feirantes varejistas que atuam nas feiras livres da cidade.

A ação, realizada em parceria com o Sincomércio, foi a opção mais procurada pelos feirantes em 2025: ao todo, foram 131 atendimentos médicos realizados em três datas (25/05, 09/06 e 30/06), nas dependências da Secretaria, localizada no bairro do Mogilar. Somente no último dia da ação, 41 feirantes participaram da avaliação. Em comparação a 2024, que contabilizou, ao todo, 90 atendimentos, o número representa um aumento de 45% na adesão.

A avaliação médica é uma das etapas obrigatórias para a renovação da licença anual de atuação nas feiras livres, exigida por normas sanitárias e de saúde pública. Após a consulta clínica, os feirantes devem prosseguir com os demais procedimentos, como a entrega de exames laboratoriais complementares, que podem ser realizados na rede particular, sempre com acompanhamento do Sincomércio.

O prazo final para a conclusão de todo o processo é 29 de julho de 2025.

“A feira livre é um espaço essencial de abastecimento e contato direto com a população. Por isso, a saúde e a higiene dos profissionais são prioridades. O alto índice de adesão mostra o comprometimento da categoria com a qualidade dos serviços oferecidos”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo.

A Prefeitura reforça que os feirantes que ainda não regularizaram a documentação devem procurar, com antecedência, o Sincomércio ou um médico particular para evitar pendências que possam comprometer sua permanência nas feiras.

A ação faz parte das medidas da administração municipal para valorizar os feirantes e fortalecer a segurança sanitária nos espaços públicos de comercialização de alimentos.