Prefeitura registra aumento de 45% na realização de exames médicos pelos feirantes
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
Parceria com o Sincomércio contabilizou 131 atendimentos em 2025 — número superior ao registrado no ano passado






A Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar (SMASA) de Mogi das Cruzes concluiu, nesta semana, a etapa inicial de exames médicos presenciais para renovação das licenças de trabalho dos feirantes varejistas que atuam nas feiras livres da cidade.
A ação, realizada em parceria com o Sincomércio, foi a opção mais procurada pelos feirantes em 2025: ao todo, foram 131 atendimentos médicos realizados em três datas (25/05, 09/06 e 30/06), nas dependências da Secretaria, localizada no bairro do Mogilar. Somente no último dia da ação, 41 feirantes participaram da avaliação. Em comparação a 2024, que contabilizou, ao todo, 90 atendimentos, o número representa um aumento de 45% na adesão.
A avaliação médica é uma das etapas obrigatórias para a renovação da licença anual de atuação nas feiras livres, exigida por normas sanitárias e de saúde pública. Após a consulta clínica, os feirantes devem prosseguir com os demais procedimentos, como a entrega de exames laboratoriais complementares, que podem ser realizados na rede particular, sempre com acompanhamento do Sincomércio.
O prazo final para a conclusão de todo o processo é 29 de julho de 2025.
“A feira livre é um espaço essencial de abastecimento e contato direto com a população. Por isso, a saúde e a higiene dos profissionais são prioridades. O alto índice de adesão mostra o comprometimento da categoria com a qualidade dos serviços oferecidos”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo.
A Prefeitura reforça que os feirantes que ainda não regularizaram a documentação devem procurar, com antecedência, o Sincomércio ou um médico particular para evitar pendências que possam comprometer sua permanência nas feiras.
A ação faz parte das medidas da administração municipal para valorizar os feirantes e fortalecer a segurança sanitária nos espaços públicos de comercialização de alimentos.

Agentes municipais de trânsito participam de capacitação com especialista referência nacional

Mais seis famílias que viviam em áreas de risco são sorteadas e terão casa própria em Cezar de Souza

Primeira edição da Rua Mais Feliz garante mais de 500 atendimentos sociais e em saúde

Mara Bertaiolli lança Plano Municipal de Integridade com a presença do Controlador Geral do Estado

Prefeitura registra aumento de 45% na realização de exames médicos pelos feirantes