Conselho Mirim promove a participação democrática de estudantes na gestão de escolas de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

Na EM Fujitaro Nagao, as crianças já se reuniram com a gestão da escola e visitaram o Departamento de Alimentação Escolar (DAE)

01 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes está promovendo na rede municipal de ensino a implantação dos Conselhos Mirins - espaços democráticos em que os estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) são vozes ativas na vida escolar e comunitária. Atualmente são 14 conselhos atuantes e 30 em processo de formação.

“Por meio da escuta, da argumentação, da deliberação e da tomada de decisões coletivas, os estudantes exercitam nos conselhos práticas democráticas e colaborativas”, disse a secretária municipal de Educação, Darly Carvalho. A proposta dos conselhos está fundamentada no currículo municipal de Educação e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na EM Fujitaro Nagao, no bairro do Nagao, a formação do conselho começou com a movimentação dos alunos para o processo de eleição dos representantes. “Foi uma experiência muito importante para eles e para nós, enquanto gestores. Eles nos surpreenderam com seu envolvimento. Conversamos muito com eles para que entendessem o papel dos conselheiros e sua participação na gestão da escola”, contou a diretora Nathalia Takaoka.

Foram eleitos representantes do Infantil III ao 5º ano do ensino fundamental. A posse aconteceu no início de junho em uma cerimônia solene na escola. Na primeira reunião com a diretora e a coordenadora pedagógica da escola, Fernanda Fonseca Lopes, os conselheiros apresentaram as demandas apontadas por seus colegas de classe. A escola atende 174 alunos, sendo o ensino fundamental em período integral.

Darli Eduardo, representante do Infantil IV, falou de melhoras no parquinho. Para Matheus Alves de Souza, do 5º ano, a reunião foi bastante produtiva. “Eu acho uma ótima ideia termos o Conselho Mirim aqui na escola. A reunião foi ótima. Deu para todos os alunos se expressarem e falar as dúvidas que tinham”, disse o estudante. 

As crianças falaram sobre a ajuda a outros estudantes com problemas de aprendizagem e também surgiu a ideia de uma campanha sobre limpeza na escola. O grupo também fez uma visita ao Departamento de Alimentação Escolar (DAE) para conhecer mais sobre a alimentação servida nas escolas.

O Conselho Mirim é uma iniciativa de formação e acompanhamento promovida pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação. As atividades serão desenvolvidas ao longo do ano letivo, por meio de encontros regulares nas escolas, formações com os educadores e ações integradas com a comunidade escolar. Estão previstas ainda visitas dos Conselheiros Mirins aos Poderes Legislativo e Executivo, a órgãos públicos, associações e colegiados locais, contribuindo para o reconhecimento de espaços institucionais de participação social.

“Esta iniciativa representa o compromisso da Secretaria com uma educação que forma sujeitos participativos, conscientes de seus direitos e capazes de atuar na vida coletiva. Ao criar espaços para escuta, diálogo e tomada de decisão, o Conselho Mirim valoriza as vozes dos nossos estudantes, reconhecendo que todos eles têm o que dizer sobre a escola, a cidade e o mundo”, destacou o diretor do Deped, Mitch Almeida.