Conselho Mogiano de Meio Ambiente realiza primeira reunião de 2026 e traça metas de atuação

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

Secretária Patricia Cesare comandou a reunião e detalhou ações que serão debatidas durante o ano

30 de janeiro de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Conselho Mogiano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMOMA) realizou sua primeira reunião de 2026 na quinta-feira (29/1), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal. A secretária Patricia Cesare, que também preside o conselho, comandou o encontro de trabalho, que foi marcado pela acolhida de boas vindas para todos os conselheiros, representantes da sociedade civil e do poder público.

“Foi uma reunião muito proveitosa, pois os integrantes do COMOMA são comprometidos com o trabalho e com todos os desafios que temos pela frente. Queremos uma cidade que se desenvolva cada vez mais, mas sempre com respeito à natureza. Esse equilíbrio é fundamental e se traduz em ruas mais arborizadas, floridas, além de todo o respeito à legislação vigente e de obras públicas que contemplem o progresso, mas sempre incorporando soluções sustentáveis”, afirmou Patricia Cesare.

Durante a reunião, a secretária fez uma apresentação sobre o Conselho Consultivo do Parque Municipal para 2026, mostrou a prestação de contas sobre emendas parlamentares e abordou o calendário anual que será desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal ao longo deste ano. Também foram discutidos pontos como a elaboração do Conselho do Bem-Estar Animal e o Passeio do Bem, que teve início em 2026, entre outros assuntos. A próxima reunião do COMOMA também foi confirmada e será realizada no dia 26 de fevereiro.

Participaram da reunião o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo; o representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Edson Choitiro Kubo; os representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cintia Maria Ambrósio de Oliveira e Diaglo Pascoalle Melo Ferreira; a coordenadora do Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), Margareth Cunha; o representante da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, Jefferson Leite; o representante do Semae, Gabriel Souza Alves; o representante da Associação de Moradores Alfa – Jundiapeba, Marcelo Morais Dantas; os representantes da Agência de Fomento Empresarial do Alto Tietê e Região (AGFE) e Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), Manoel Gilberto da Silva Filho e Rogério Madureira Costa; o representante do Instituto Embu de Sustentabilidade/Instituto Itaquareia, Marco Antônio de Souza Martins; a representante da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), professora Maria Santina Morini; o representante da subseção da OAB de Mogi das Cruzes, Caio Vano Cogonhesi; e o representante do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes/Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes, Tiago Cardoso Campello.

O COMOMA propõe ações e políticas públicas de defesa do meio ambiente, auxilia e assessora o poder público na execução dessas ações, além de participar de reuniões ordinárias e extraordinárias que tratem de temas de interesse. O trabalho de conselheiro não é remunerado e considerado um serviço relevante prestado ao município e à sociedade.