Cultura divulga programação completa da segunda edição do Festival NorDestino

Secretaria de Cultura

27 de outubro de 2022

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou nesta semana a programação completa das atrações da segunda edição do Festival NorDestino. A festividade será realizada no primeiro final de semana do mês de novembro, nos dias 5 e 6, a partir das 11h. Além das apresentações musicais, também foram programadas quatro viagens pelo programa Roteiro do Patrimônio, com saída da festividade.

O evento tem o intuito de reconhecer, valorizar e preservar as matrizes nordestinas presentes na identidade cultural do povo mogiano. O festival será em Jundiapeba, distrito da cidade que reúne o maior número de moradores de origem do Nordeste.

A estrutura será montada na rua Pedro Paulo dos Santos, em frente à Praça da Liberdade, no coração de Jundiapeba. Ali, serão erguidos um palco principal, 21 barracas de comidas típicas, além da estrutura para comercialização e exposição de 40 artesãos. Ao todo, serão 11 atrações artísticas ao longo dos dois dias de festival, além das visitas pelo Roteiro de Patrimônio.

A abertura oficial do Festival NorDestino será às 11h de sábado (05), com a mestre de cerimônias e o evento segue até às 22h. Já no domingo (06), o festival será das 11h às 21h.

Dentro da programação do Festival NorDestino serão organizadas quatro visitas guiadas pelo Roteiro do Patrimônio, sendo duas por dia de evento, às 11h e às 14h. O passeio é gratuito e os participantes irão conhecer mais sobre o Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante - antigo Asylo Colonia Santo Ângelo - e a Capela Santo Ângelo. Ao todo, estão disponíveis 25 vagas para o ônibus, além de dez autorizações para carros particulares - com no máximo 4 passageiros por veículo - acompanharem o passeio. As inscrições serão liberadas meia hora antes das saídas e devem ser feitas no festival, por meio da distribuição de senhas.

No sábado, o público poderá apreciar o Show Gonzagueando, às 13h, com Cacá Lopes. Às 14h30, o espetáculo "Marlene Andrade canta Elba Ramalho", convida a plateia para se mexer ao som do forró. O "Show Fervescência", com Paulo Caverna, será às 16h, a apresentação conta com o cortejo e a intervenção de um bonecão tradicional pela festividade. Às 17h30, o Forró das Frô é um show especial para as mulheres do forró, com intervenções dançantes. Na sequência, às 19h, o Trio de Forró apresenta "Mandacaru do Itapeti", ao som da sanfona, zabumba e triângulo, interpretando grandes artistas nordestinos. Para finalizar a programação do primeiro dia de evento, às 20h30, o Trio Amizade traz o show "Forró de Verdade".

Já no segundo dia do Festival NorDestino, às 13h, o show "Tecer e Rendar", com Sandra Vianna, faz uma homenagem à arte nordestina. Às 14h30, é a vez da apresentação musical acompanhada de declamações de cordéis autorais, "Visões de um Brincante no Reino Armorial", com Madureira Armorial. A banda Caqui Doce toca o "Bailinho Pé de Serra", às 16h30. Os artistas Richard e Marco Junior apresentam "No Balanço da Sanfona", às 18h. Na sequência, o show "Luiz Gonzaga, o inventor do Sertão", com Vanu Rodrigues, encerra as atividades culturais da festividade.

O festival foi concebido pela Secretaria de Cultura, tendo em vista a forte presença de pessoas de origem nordestina na cidade e a necessidade de haver um evento que resgate essas origens e reconheça a representatividade desse público. Ao mesmo tempo, é um festival aberto para todos os interessados nos costumes, na culinária e na cultura nordestina como um todo, que terá entrada gratuita.

Programação (sujeita a alterações):
2º Festival NorDestino 2022

Local: Rua Pedro Paulo dos Santos (em frente à Praça da Liberdade)

Data: 05/11 (sábado)

11h00 - Mestre de Cerimônio