Eleição para o Conselho Tutelar de Mogi das Cruzes será realizada neste domingo

Secretaria de Assistência Social

27 de setembro de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste domingo, 1º de outubro, será realizada eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Mogi das Cruzes. Todo cidadão com mais de 16 anos e título de eleitor registrado no município pode ir às urnas e escolher os próximos membros do colegiado que atua na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A eleição será realizada das 8h às 17h, em seis escolas municipais. 

Os eleitores de Mogi das Cruzes podem consultar a escola na qual devem votar no link abaixo. As unidades de ensino que vão sediar o processo são: CEMPRE Benedito Ferreira Lopes, CEMPRE Oswaldo Regino Ornellas, EM Carlos Alberto Lopes, EM Professora Doracy Baptista de Campos Pereira, EM Professora Iracema Brasil de Siqueira e EM Professora Noemia Real Fidalgo. As unidades foram selecionadas com base em critérios como território de abrangência e capacidade.

Link para consulta de local de votação

O eleitor deve se apresentar no local de votação munido de documento de identidade ou outro documento equivalente com foto e também com o número do título de eleitor e zona eleitoral. A votação se dará em urna cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral, com a indicação do nome e respectivo número do candidato. O voto é sigiloso e o eleitor votará em uma cabine privativa, apenas uma vez e em um único candidato.

Nos locais de votação, estará afixada a relação de candidatos habilitados, com seus respectivos nomes e números de candidatura. Na cidade, são 43 candidatos, que comprovaram previamente experiência profissional na defesa dos direitos da criança e do adolescente, mediante diversos procedimentos, incluindo aplicação de prova de conhecimentos específicos. 

A eleição do Conselho Tutelar acontece em todo o país e é oficialmente uma atribuição dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente - em Mogi das Cruzes, o CMDCA. No município, serão eleitos 20 conselheiros, para atuação em quatro unidades - atualmente são três e a implantação da quarta está prevista para o próximo ano. 

No dia 22 de setembro, foi publicada a lista de conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente e também de servidores públicos municipais convocados para trabalharem no dia da eleição, nas mesas receptoras de votos. Na última segunda-feira (25/09), aproximadamente 300 pessoas passaram por um treinamento, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). Membros do CMDCA também participaram e o objetivo foi alinhar fluxos sobre o processo de eleição e a utilização das urnas.

Adicionalmente, também foi feito, por parte dos próprios candidatos, o cadastro de 20 fiscais que poderão acompanhar a eleição no dia 1º. Ao todo, 310 pessoas estão convocadas para trabalhar no dia da eleição, lembrando que o processo de seleção já vem sendo realizado desde março deste ano. A responsável pela condução é a Comissão Especial, composta por membros do poder público e da sociedade civil.

A apuração dos votos será realizada no próprio domingo, mesmo dia da eleição, a partir das 19 horas, na Central de Apuração, que será montada no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A lista de membros eleitos também será conhecida no mesmo dia, porém a relação final somente será publicizada após o prazo para eventual interposição, seguida por julgamento de recursos. 

Até as 20 horas da próxima segunda-feira (20/09), segue à disposição de todo e qualquer cidadão um formulário online, para a denúncia de possíveis irregularidades cometidas pelos candidatos a conselheiros tutelares durante o período eleitoral. O pleito é regido por normas, que estão detalhadas em cartilha elaborada pelo CMDCA. 

Veja a cartilha anexada em PDF abaixo

Acesse o formulário

O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Está definido pela lei federal 8.069, de 13 de julho de 1990, em vigor desde 14 de outubro de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As unidades têm atuação fundamental, pois servem como porta de entrada para denúncias referentes a qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima. 

Ao tomar conhecimento desses casos, cabe ao Conselho Tutelar aplicar ou requerer das autoridades competentes as medidas necessárias para a proteção integral da criança ou do adolescente. Os conselheiros tutelares têm autonomia para requisitar serviços de qualquer área do poder público, em especial de educação, saúde, assistência social e assistência jurídica.

O Conselho Tutelar também pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino, inclusão em serviços e programas oficiais, requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.

O processo de eleição para os Conselhos Tutelares é realizado pelo CMDCA, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto nos artigos 132 e 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações), na Resolução nº 231/2022 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e nas leis municipais 7054/2015 e 9705/2023.

Todas as publicações referentes ao pleito podem ser conferidas na página do CMDCA, vinculada ao site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.