Escola Mirim de Trânsito da Prefeitura volta este mês com novas modalidades de ensino

Secretaria de Mobilidade e Trânsito

Treinamento dado a crianças agora terá, além de aulas lúdicas e simulação de uma cidade real, palestras e rodas de conversa para alunos maiores

06 de fevereiro de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Escola Mirim de Trânsito da Prefeitura de Mogi das Cruzes retorna a partir de 16 de fevereiro com novidades. Agora, além das aulas lúdicas e a simulação de uma cidade real, com semáforos, faixa de pedestres e outros recursos, a unidade oferecerá conteúdo com formatos de palestras e de rodas de conversa, como forma de atrair os alunos maiores.

Durante o ano de 2025, 4.856 crianças de unidades públicas e particulares de Mogi foram atendidas pela Escola Mirim de Trânsito, que tem duas versões do projeto para crianças: em sua sede, em Cezar de Souza, e itinerante, em que a equipe vai até a escola com todos os equipamentos para transformar o espaço em uma sala de aula com uma simulação de trânsito de verdade, com faixa de travessia no chão, semáforo, placas, bicicletas que fazem o papel dos veículos, entre outros detalhes.

“As crianças se divertem tanto nessa simulação, que nem percebem que estão aprendendo. E elas são as maiores multiplicadoras da sociedade. Pais, mães, tios, vizinhos, todos acabam sendo alcançados com o conhecimento que passamos aos pequenos. Por isso, a escola tem ótimos resultados”, afirma o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Felício Kamiyama.

Para os estudantes que estão na adolescência ou próximos desta fase, a Secretaria Municipal de Mobilidade criou uma nova versão, com palestras e rodas de conversa, para que eles possam interagir, opinar e tirar dúvidas. “É muito importante que a gente alcance este grupo, porque eles são os que estão mais perto da idade de começar a dirigir”, explica Kamiyama. 

Como funciona
A Escola Mirim de Trânsito está sediada no distrito de Cezar de Souza e pode ser visitada por todas as escolas, sejam elas públicas ou particulares. Para as que não conseguem enviar seus alunos até lá, existe a versão itinerante, em que a escola vai até a unidade escolar com toda a sua estrutura e profissionais. 

A unidade interessada deve fazer o agendamento pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.