Smart Mogi recebe prêmio Prefeita Inovadora no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

Gabinete

Smart Mogi conta com 730 câmeras instaladas na cidade e, em quatro meses de operação, já foi responsável pela prisão de 87 pessoas que cometeram crimes e eram procuradas pela Justiça

06 de fevereiro de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Smart Mogi, programa de monitoramento em segurança pública da Prefeitura de Mogi das Cruzes, foi destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado nesta quinta-feira (05/02), em Ribeirão Pires. A prefeita Mara Bertaiolli foi premiada como Prefeita Inovadora 2026 pela iniciativa, que ampliou a segurança na cidade e já foi responsável pela prisão de 87 foragidos da Justiça em apenas quatro meses de implantação.

O secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, compareceu à cerimônia e representou a prefeita Mara Bertaiolli na entrega do prêmio.

“O Smart Mogi é o maior programa de monitoramento da região e este prêmio é o reconhecimento dos resultados concretos que este investimento em tecnologia para a segurança dos mogianos e mogianas. Ele é um programa de segurança pública que une tecnologia, estratégia de inteligência, reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, com equipamentos que estão instalados na região central e nos bairros”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.

O Smart Mogi conta com 730 câmeras instaladas na cidade, sendo 260 de reconhecimento facial e as demais de leitura de placas de veículos e monitoramento. Lançado em setembro do ano passado, o sistema já foi responsável pela prisão de 87 pessoas que cometeram crimes como sequestro, roubo, furto, tráfico de drogas, homicídio, estelionato, importunação sexual, entre outros, nem sempre ocorridos em Mogi das Cruzes.

“Já capturamos, por exemplo, foragidos que cometeram crimes em outras cidades e estavam de passagem por Mogi das Cruzes. O Smart Mogi é uma barreira muito eficiente. Quando a pessoa passar por uma de nossas câmeras e estiver com algum mandado da Justiça em aberto, vai ser pega. O alerta ao Centro de Operações Integradas (COI) é imediato e a equipe que está mais perto já chega ao local e faz a abordagem e a consulta ao sistema, detém e já conduz à Polícia Civil para que sejam adotadas todas as providências legais”, explica o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.

No sistema, as câmeras com reconhecimento facial permitem a localização de procurados pela Justiça que passarem pelos equipamentos de monitoramento da cidade. As câmeras que integram o Smart Mogi fazem a leitura do rosto das pessoas e comparam as informações com o banco de dados da Secretaria de Segurança do Governo do Estado. Caso seja identificado algum procurado pela Justiça, é dado o alarme no Centro de Operações Integradas (COI), onde é feita a conferência da imagem captada com a fotografia do procurado. Com a confirmação, a Guarda Civil Municipal é acionada.

Os locais que receberam as câmeras foram escolhidos com base em estudos técnicos e estatísticas da Secretaria Municipal de Segurança. Todos são estratégicos para maior proteção da população.

Premiação

O prêmio Prefeita Inovadora tem o objetivo de valorizar administrações que buscam técnicas ou ferramentas que sejam impulsos a resultados positivos para o setor público e para vida dos cidadãos com criatividade, sustentabilidade e inclusão social. Os vencedores foram definidos após um levantamento realizado pela Rede Cidade Digital sobre as administrações municipais que mais se destacaram em investimentos em tecnologia.

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes foi promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Pires, com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O evento reuniu prefeitos, gestores, vereadores, servidores públicos, empresas de tecnologia e universidades para debater soluções digitais e compartilhar boas práticas de inovação.