Escolas de Mogi das Cruzes premiadas nos Jogos Escolares da Sustentabilidade de 2022 receberão hortas

30 de maio de 2023

Em maio, a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, por meio do Departamento de Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis, em parceria com a Secretaria de Educação, começou a implantação de hortas escolares nas escolas premiadas nos Jogos Escolares da Sustentabilidade (JES) de 2022. As inscrições para a edição deste ano dos jogos podem ser feitas até o dia 31 de maio pelo link https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-meio-ambiente-e-protecao-animal/jogos-escolares-da-sustentabilidade.

As entregas começaram no dia 15 de maio e já atenderam cinco escolas, sendo duas estaduais, duas municipais e uma particular. O CEIM Profª. Ilka Lopes Campolino, na Vila Nova Aparecida, e o CEMPRE Sérgio Moretti, em Jundiapeba, foram as primeiras escolas municipais a receberem a implantação. A próxima unidade a receber a horta será a EM Luiz de Oliveira Machado, no bairro Barroso, nesta quarta-feira (31/05).

As escolas premiadas também recebem uma formação prática com o objetivo de que a comunidade escolar se envolva nos cuidados cotidianos com a horta, desde o plantio, a rega, a adubação com matéria orgânica, a cobertura do solo e a colheita. As mudas utilizadas são produzidas sem insumos químicos. Ao todo, 27 escolas da cidade receberão as hortas.

Edição 2023: inscrições até o dia 31 de maio

Os Jogos Escolares da Sustentabilidade (JES), promovidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, têm como proposta disseminar a cultura de sustentabilidade entre os alunos de forma colaborativa por meio de ações semanais realizadas pelas escolas inscritas.

Neste ano, será realizado um sorteio entre as escolas inscritas e as escolas premiadas receberão composteiras. Os jogos ocorrem durante o mês de junho, como uma das ações de incentivo ao ‘Junho Ambiental’.