Escolas municipais Fujitaro Nagao, Bairro São João e Luiz Beraldo conquistam título de Taco na 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas"

Secretaria de Educação

Os jogos foram realizados nesta terça e quarta-feira (05 e 06/08) no Centro Esportivo do Bunkyo, na Porteira Preta

07 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A equipe masculina, formada por alunos da EM Fujitaro Nagao (Bairro do Nagao) e da EM(R) Bairro São João (Biritiba Ussú), e o time feminino da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda (Parque Olímpico), conquistaram o título da modalidade inédita de Taco na 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas na Rede Municipal de Ensino", promovida pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. Os jogos foram realizados nesta terça e quarta-feira (05 e 06/08) no Centro Esportivo do Bunkyo, na Porteira Preta. 

No primeiro dia de competição, voltado à disputa das equipes masculinas, o time formado pelas escolas municipais Fujitaro Nagao e Rural Bairro São João foi o campeão e o segundo lugar ficou com a EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta (Jundiapeba). Já na quarta-feira (06/08), foi a vez das meninas da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda conquistarem a medalha de ouro. O time feminino das escolas vencedoras do masculino levou o segundo lugar. Cada unidade pôde inscrever até oito estudantes na modalidade. 

A conquista emocionou os alunos. "Gostei muito de participar. A gente joga bastante taco na escola e fiquei muito feliz com o título", disse Igor Yan Moraes Ribeiro, estudante da EM Fujitaro Nagao. Arthur Henrique Cristiano Silva ficou em terceiro lugar com a equipe da EM Profª Cleonice Feliciano. "Gostei muito. A gente treinou bastante e fiquei feliz. Vou levar a medalha para casa", afirmou. A estudante Sofia Emanuelly de Azevedo Freitas gostou da experiência. "Foi uma prática nova, minha primeira vez jogando taco. Eu gostei bastante", disse a aluna do CEMPRE Dra. Ruth Cardoso, no Jardim Layr, que terminou com a medalha de bronze no feminino. 

A diretora da EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta (Jundiapeba), Maria Cristina Cotrim, destacou a importância da vivência para os estudantes. "É muito bom sair com os alunos para atividades como essa. O Taco é uma modalidade nova e eles adoraram. É uma oportunidade de conhecer outras escolas e brincar de um jeito diferente, retomando brincadeiras populares". 

A 3ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas, organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, reúne o maior número de participantes desde a criação do evento. A iniciativa tem o apoio dos demais departamentos da Pasta e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.