Evento discute a importância da participação feminina na mobilidade urbana
Secretaria de Mobilidade e Trânsito
A especialista Helena Coelho falou sobre o tema no auditório do prédio da administração municipal e as participantes também realizaram dinâmicas




A importância da participação da mulher na mobilidade urbana das cidades foi tema de um evento realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes nesta sexta-feira (08/03), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A especialista Helena Coelho falou sobre o tema no auditório do prédio da administração municipal e as participantes também realizaram dinâmicas.
“Fico feliz em falar sobre a mulher na mobilidade aqui em Mogi das Cruzes porque, além de ser um tema muito importante, como ciclista, estou sempre pedalando na cidade”, afirmou Helena, que é doutora e mestre em Direito Urbanístico pela UFMG, pesquisadora, advogada, consultora em Planejamento Urbano, ciclista e cicloativista.
No início da atividade, os participantes foram divididos em três grupos para a realização de uma dinâmica. Cada um recebeu três mapas diferentes, com características distintas de urbanização, trânsito e sinalização. Nos grupos, os mapas deveriam ser discutidos, indicando quais foram feitos por homens e quais foram por mulheres, o que era seguro e o que não era.
Após esta etapa, as conclusões foram discutidas com a especialista e todos os participantes. Um dos temas que mais chamou a atenção foi a observação sobre a insegurança vivida pelas mulheres para circular pelas vias das cidades brasileiras, já que, na maioria dos municípios do país foram planejados por gestores homens, que muitas vezes não tiveram o olhar para as necessidades femininas. “Muitas vezes, as mulheres acabam fazendo caminhos mais longos para se sentirem mais seguras”, observou Helena.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza destacou a importância da participação da mulher nas decisões que envolvem o tema em Mogi das Cruzes. “A mulher deve estar em todos os lugares e em todas as funções. Na mobilidade, que é um ambiente tradicionalmente masculino, temos mulheres cuidando e melhorando as condições da mobilidade de Mogi das Cruzes”, disse.
A secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Miriam Carrasco Benites, lembrou dos desafios enfrentados pelas mulheres diariamente. “É um tema muito importante e desafiador para nós. Ainda existe muito preconceito, mas vencemos todos os dias”, afirmou.

Festa de Santa Rita acontece até o próximo dia 22 de maio com apoio da Prefeitura de Mogi

Mogi das Cruzes abre inscrições para as Oficinas Culturais do CAED nesta quinta, 15

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove diálogo com feirantes

Mogi das Cruzes promove evento para conscientizar sobre fibromialgia neste domingo

Maio Amarelo leva conscientização sobre comportamento seguro no trânsito para motociclistas