Prefeitura de Mogi das Cruzes promove diálogo com feirantes

Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar

15 de maio de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança  Alimentar (SMASA), promoveu um encontro com os feirantes e varejistas que atuam nas 27 feiras livres da cidade. O evento aconteceu na tarde da última segunda-feira (12) , na Fatec de Mogi e contou com a participação de mais de 140 pessoas. 

Na oportunidade, o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, realizou uma prestação de contas sobre os 100 primeiros dias de gestão, com investimentos e ações realizadas pelo setor.

A iniciativa faz parte do Planejamento da Secretaria de Agricultura e visa promover um diálogo aberto com os feirantes e varejistas. Novos encontros acontecerão com atacadistas e permissionários que atuam na cidade. “Queremos fortalecer o diálogo e estreitar os laços de parceria e trabalho entre a gestão municipal e vocês, feirantes e varejistas. Vamos ouvir cada um, acolher as demandas e trabalhar para avançar cada vez mais em qualidade de atendimento e estrutura de trabalho para todos”, afirmou o Secretário.

Foi apresentado aos presentes o MAPA das demandas e ocorrências nas feiras e varejões – trata-se de um sistema de registro via celular ou tablet, que permitirá a gestão da solicitação de serviços vinculados a SMASA ou demais secretarias. Ainda foi anunciado pelo secretário, o andamento de um edital de licitação para 54 novas vagas nas feiras.

Conquistas dos 100 primeiros dias da gestão

Entre os destaques realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar (SMASA) nestes primeiros 100 dias da nova gestão municipal, estão a solicitação de auxílio emergencial para as famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas do início de 2025.

A pasta coletou 1,4 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas, realizando uma gestão responsável de resíduos - em parceria com a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo – Adiaesp.

Ainda, foi feita a revisão e reorganização da plataforma de geocadastro para o georreferenciamento de propriedades agrícolas. A nova proposta - Mogi é Agro Mapa – permitirá a inserção de dados referentes às estradas rurais, endereço rural digital (rotas rurais), relevo, identificação das cadeias produtivas locais, dentre outros. Esses dados permitirão à Secretaria organizar adequadamente a gestão territorial da zona rural. 

No Mercado do Produtor "Minor Harada" foi instalada uma nova caixa d'água com uma maior capacidade de armazenamento para melhor atender os usuários que atuam no Mercado. Também foi reativado o sistema de monitoramento local e instalado ramal para a guarita da Guarda Civil Municipal, facilitando a comunicação com a administração municipal.

A equipe da SMASA segue mapeando as demandas e ocorrências das feiras livres e varejões espalhados pelos quatro cantos de Mogi das Cruzes, além de estudar a revisão da legislação que rege as licitações das feiras livres e mercados municipais da cidade.