Festival de Inverno de Mogi tem início nesta sexta com apresentação da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil
Secretaria de Cultura
_ _Concerto marca o retorno da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil e a reestruturação do projeto Pequenos Músicos; Festival segue até 1º de agosto com mais de 60 atrações gratuitas em toda a cidade


O Festival de Inverno 2025 terá início nesta sexta-feira, dia 11/07, com mais de 60 atrações para todos os públicos e idades. A abertura será marcada pela apresentação da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil que retorna aos palcos nesta temporada. O evento é gratuito e marca também a reestruturação do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, da Secretaria Municipal de Educação - considerado um dos maiores programas de educação musical da rede pública do Brasil. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o festival segue até o dia 1º de agosto, levando música, teatro, dança, cinema, rodas de conversa, oficinas e workshops a diversos pontos do município — como praças, igrejas, centros culturais e escolas.
O espetáculo da noite de abertura será o Cine Concerto, com trilhas de clássicos do cinema — Star Wars, Os Vingadores, O Poderoso Chefão, Shrek, A Bela e a Fera, entre outros — executadas ao vivo com projeções simultâneas no telão do teatro. A regência será do maestro Lelis Gerson, responsável também pela direção artística do projeto.
“Resgatar a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil é um compromisso que temos com a formação cultural das nossas crianças. A música transforma, inspira e dá novas perspectivas. É emocionante ver o palco do Vasques sendo ocupado novamente por esses jovens talentos”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.
“A apresentação da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil na abertura do Festival de Inverno é mais do que um concerto — é a celebração de um projeto que transforma vidas por meio da música. Ver esses jovens talentos no palco do Theatro Vasques, representando o fruto de um trabalho feito nas escolas, é motivo de orgulho para todos nós. É a prova de que investir em cultura e educação é semear futuro”, completou o secretário de Cultura Guilherme Dela Plata, reforçando que a entrada no Teatro Vasques é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados previamente pela plataforma Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/abertura-festival-de-inverno-serra-do-itapety/3012796
Além dos espetáculos, o secretário conta que ao longo do mês de julho o público poderá participar de oficinas e workshops gratuitos. Para essas atividades, as vagas são limitadas e é necessário se inscrever com antecedência. Entre os destaques está o Workshop de Manipulação de Bonecos com a Cia Noz, que acontecerá no dia 12 de julho (sábado), das 10h às 13h, no Casarão do Carmo. São 30 vagas disponíveis, com inscrições pelo link: https://acesse.one/workshopcianoz.
Também já estão abertas as inscrições para o Ópera Studio / Sinfônica Mogi, voltado a cantores e estudantes de canto lírico. As atividades acontecerão entre os dias 18 a 25 de julho, no Colégio Placidina, com oficinas, acompanhamento musical e masterclasses. Haverá também a opção de participação como ouvinte.
“Preparamos uma agenda cultural abrangente, com atividades gratuitas pensadas para todas as idades. Nosso objetivo é justamente esse: ocupar os espaços públicos com arte, valorizar os talentos da cidade e levar cultura, educação e lazer para todas as regiões de Mogi”, afirmou o secretário de Cultura.
Um legado musical reativado
O projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e hoje conta com a gestão da Sinfônica Mogi. A iniciativa leva educação musical a 27 escolas municipais e atende cerca de 11 mil alunos, com aulas de musicalização, prática instrumental e formação de bandas escolares.
Entre as 27 unidades participantes, 12 contam com bandas escolares ativas. A Banda Sinfônica Infanto-Juvenil reúne os alunos de maior destaque dessas escolas, funcionando como uma formação de excelência, onde os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos musicais e se apresentar em espaços culturais da cidade.
O grupo estava com as atividades suspensas nos últimos anos, mas foi reativado por iniciativa da atual gestão municipal, como forma de fortalecer a cultura e valorizar os talentos da rede pública de ensino.
“Essa retomada é simbólica. Representa um novo tempo em que a educação, a cultura e a arte caminham juntas em benefício dos nossos estudantes. Queremos que cada criança tenha a oportunidade de se descobrir e brilhar, seja no palco ou na vida”, completou a prefeita.
Programação do fim de semana
Além da grande abertura, o Festival de Inverno já começa com uma programação diversificada para toda a família no sábado (12) e domingo (13):
Sábado (12/07)
10h às 13h – Casarão do Carmo
Workshop de Manipulação de Bonecos com a Cia Noz (30 vagas)
Inscrições gratuitas: https://acesse.one/workshopcianoz
16h às 17h – Teatro Municipal
Espetáculo Infantil “Papinha” – Cia Noz – 20 Anos
Entrada gratuita com retirada de ingresso 1h antes
19h às 21h – Igreja N. Sra. Santa Rita de Cássia – Socorro
Concerto com Cleber Felipe Harmon e Lautaro Pérez Batalha (violão)
Entrada livre
Domingo (13/07)
16h às 17h – Teatro Municipal
Espetáculo Infantil “Oras Bolas” – Cia Noz – 20 Anos
Entrada gratuita com retirada de ingresso 1h antes
A programação completa do Festival de Inverno de Mogi 2025 pode ser consultada no site oficial da Prefeitura:
www.mogidascruzes.sp.gov.br

Mogi intensifica combate às hepatites virais com a campanha Julho Amarelo

Pesquisa com síndicos de condomínios de interesse social avança e secretaria prepara reunião presencial

Serviços essenciais funcionarão normalmente nesta quarta-feira, feriado de 9 de julho
“Arraiá” anima Feira Noturna de Braz Cubas com comidas típicas, decoração e descontos especiais

Secretaria de Educação realiza formação sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa e acessibilidade