Fundo Social entrega certificados a formandos dos cursos de capacitação profissional

Fundo Social

04 de julho de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

 A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, entregou nesta quinta-feira (03/07) os certificados aos formandos dos cursos de capacitação profissional e geração de renda. Ao todo, 175 alunos concluíram as aulas da segunda turma deste ano, iniciadas em maio, no Polo da Vila Brasileira e nos polos descentralizados de Cezar de Souza e do Conjunto Jefferson da Silva. Em breve serão abertas inscrições para novas turmas em várias modalidades.
 Na ocasião, foram entregues os certificados dos cursos de Auxiliar de Cabeleireiro, Maquiagem, Costura Criativa, Design de Sobrancelha, Barbearia, Manicure e Pedicure, Mãos na Massa, Extensão de Cílios, Salgados e Doces para Festas, Videomaker, Tranças Nagô Iniciante, Tranças Nagô Avançado, Confeitaria e Nail Designer (alongamento de unhas).
 A importância da iniciativa, que proporciona oportunidades de inserção no mercado de trabalho e de empreendedorismo, foi enfatizada pela presidente do Fundo Social de Mogi, Maira Cusatis. “Os cursos são os pilares da nossa atuação, que tem como objetivo trabalhar para promover o bem-estar social na cidade, e essenciais para o aprendizado de novas técnicas, despertar talentos e qualificar mão de obra para geração de emprego e renda. Ver a dedicação de todos os alunos e professores, que já esperam pela abertura das próximas inscrições para novas turmas, comprova a relevância deste trabalho na vida das pessoas”, reforçou.
 Quem não pode comparecer ao Polo da Vila Brasileira nesta quinta-feira (03/07) para retirada do certificado, pode procurar a sede do Fundo Social de Mogi das Cruzes, no 1º andar da Prefeitura Municipal (Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, Centro Cívico), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. 
 Assim que as aulas para as novas turmas do Polo da Vila Brasileira tiverem início, os alunos que realizaram os cursos neste endereço podem ter acesso ao certificado no próprio local. Já aqueles que realizaram as aulas nos polos descentralizados (Cezar de Souza e Conjunto Jefferson da Silva) devem retirá-los no Fundo Social. Mais informações pelo telefone 4798-6365. 

Parceria
Enquanto os novos cursos do Polo da Vila Brasileira e dos polos descentralizados estão sendo preparados, há opções gratuitas em duas modalidades que contam com apoio do Fundo Social: Design com Metais e de Elétrica e Iluminação Cênica. A iniciativa é patrocinada pela Niterra do Brasil e realizada pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O curso de Design com Metais, do projeto Oficina dos Sonhos, inscreve jovens de 18 a 24 anos, com objetivo de proporcionar uma imersão técnica e criativa no universo do design e da soldagem, com foco em inserção no mercado de trabalho, geração de renda e conexão entre arte, educação e sustentabilidade. As inscrições estarão abertas até 27 de julho e as entrevistas serão realizadas no dia 30 do mesmo mês. As aulas têm início previsto para 4 de agosto, com turmas de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h e das 20h às 22h. Há 50 vagas disponíveis.
Já o curso de Elétrica e Iluminação Cênica, do projeto Futuro Brilhante, oferece formação gratuita para 50 participantes, com foco em elétrica básica e iluminação cênica. O público-alvo é formado por jovens entre 18 e 24 anos. As inscrições começam na próxima segunda-feira (07/07) e se estenderão até 18 de agosto, com entrevista agendada para dia 21 do mesmo mês. A previsão de início das aulas é em 8 de agosto, com término em 5 de novembro. 
As aulas de ambos os cursos acontecem na Rua Dom Antônio Cândido Alvarenga, 239, Centro. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://oficinadossonhos.art.br/mogidascruzes/