Início de agosto registra oito prisões realizadas pela Guarda Civil Municipal em Mogi das Cruzes

Secretaria de Segurança

04 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes deteve, durante os primeiros dias de agosto, oito pessoas em flagrantes realizados em diversas regiões do município. O trabalho permanente da corporação busca ampliar a sensação de segurança da população.

Na tarde deste domingo (03/08), uma equipe da Ronda Ostensiva com Motocicleta (Romo) flagrou dois suspeitos correndo pela rua Coronel Cardoso de Siqueira, no Centro. Uma mulher que passava pelo local relatou aos guardas civis municipais que os dois homens haviam furtado objetos de um veículo que estava estacionado próximo dali.

A equipe da Guarda Civil Municipal perseguiu os dois suspeitos e conseguiu fazer a abordagem na rua Senador Dantas. Com a dupla foi encontrada uma bolsa preta, contendo um blazer feminino e uma carteira com diversos cartões bancários. Após análise das imagens do Centro de Operações Integradas (COI), foi comprovado que os dois haviam furtado os objetos de dentro do veículo. Com isso, eles confessaram o crime e foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Os objetos furtados foram devolvidos à vítima, após o registro da ocorrência. Os dois ficaram à disposição da Justiça.

Já no período da noite deste domingo, o monitoramento realizado pelo COI registrou uma tentativa de furto na antiga base da Polícia Militar da praça Francisco Urbano, em Braz Cubas. Uma equipe da Guarda Civil Municipal foi encaminhada ao local e constatou um homem no interior da estrutura.

O acusado foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Ele permaneceu preso e à disposição da Justiça.

A Secretaria Municipal de Segurança intensificou o trabalho de monitoramento e patrulhamento na região da antiga base. A medida foi adotada após denúncias de moradores e comerciantes da região e busca ampliar a segurança no local, além da preservação do patrimônio municipal.

Roubo

Na noite de sexta-feira (01/08), a Guarda Civil Municipal recebeu uma denúncia de que dois homens haviam sido vítimas de roubo na passagem subterrânea Engenheiro Oswaldo Crespo de Abreu, no Centro Cívico. A ação havia sido feita por dois suspeitos, que levaram celulares das vítimas, com ameaça por arma de fogo.

Os guardas civis municipais levantaram as características dos autores do roubo e passaram a fazer buscas pela cidade. Pouco tempo depois, dois suspeitos, que estavam em uma bicicleta, foram localizados na avenida das Orquídeas, no distrito de Braz Cubas. Quando a viatura se aproximou, um deles jogou um objeto na vegetação que fica nas margens da avenida.

Os dois foram abordados, mas os celulares não foram encontrados. No entanto, ao verificar o objeto descartado pelos suspeitos, a equipe da Romo verificou ser um simulacro de arma de fogo. Os suspeitos - um maior de idade e um menor - negaram a participação no roubo, mas confessaram que estavam à espera de uma possível vítima para roubar uma bicicleta.

Os dois foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde a voz de prisão foi ratificada e os dois permaneceram à disposição da Justiça.

Tráfico de drogas

A Guarda Civil Municipal prendeu, na manhã deste sábado (02/08), um homem suspeito de tráfico de drogas na rua Padre Doutor Marcílio Simões R. de Melo, no Jardim Rodeio. Quando a viatura se aproximou dele, o suspeito abandonou uma sacola e um caderno e tentou fugir, mas foi capturado pelos guardas civis.

Na bolsa, foram encontradas 114 porções de entorpecentes, o caderno com controle contábil da venda de drogas e R$ 19,10 em dinheiro. Ele foi encaminhado à autoridade policial e permaneceu à disposição da Justiça.

A corporação também recebeu uma denúncia anônima de tráfico de entorpecentes na rua Gumercindo Coelho, na Vila Cecília. Com base nas informações, uma equipe da Romo da Guarda Civil Municipal foi deslocada até o endereço e flagrou um homem que estava no local indicado pela denúncia.

Ele foi abordado pelos guardas civis municipais. Mesmo não sendo encontrado nada com o suspeito, no terreno em que ele estava foi achado um estojo com entorpecentes. Sendo assim, ele foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes, onde a autoridade de plantão ratificou  a voz de prisão.

Localização de veículo

No Jardim Planalto, uma viatura da Guarda Civil Municipal realizada patrulhamento quando suspeitou de um veículo estacionado na Viela 3. Ao realizar consulta sobre o emplacamento do automóvel, verificou-se que ele constava como produto de furto/roubo, ocorrido na cidade de Guarulhos.

Um homem se apresentou como proprietário do veículo e foi conduzido à Central de Flagrantes para as providências cabíveis de averiguação por parte da autoridade policial.

Serviço

A Guarda Civil Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). 

A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.