Inteligência Artificial em saúde é tema de encontro entre pesquisadores e secretarias

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

31 de março de 2023

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das Secretarias Municipais de Transparência e Dados Abertos e Saúde, recebeu na última quarta-feira (29) um encontro promovido pelos pesquisadores do Hospital Israelita Albert Einstein e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), no Hospital Municipal de Braz Cubas.

A equipe de pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein visitou a cidade para apresentar o projeto DIAna (Data Initiative for Analytics) e outras iniciativas voltadas à melhoria da eficiência e gestão na área da saúde. A apresentação aconteceu no auditório do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, e abordou o uso e otimização da arquitetura de dados para que todas as unidades de saúde e outros setores possam utilizá-los.

O diálogo foi uma troca de experiências de gestão de saúde e utilização de dados, ao explorar recursos como big data e inteligência artificial. A apresentação foi conduzida pela Dra. Aline Okita, consultora clínica e pelo Dr. Birajara Soares Machado, coordenador de pesquisa no Hospital Israelita Albert Einstein / PROADI-SUS D.I.Ana.

O projeto DIAna tem como foco o desenvolvimento de modelos informacionais para promover a interoperabilidade - capacidade de um sistema se comunicar com outro de maneira transparente - entre os serviços de saúde, aprimorar a arquitetura atual da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), além de estudar melhorias no ambiente e na indexação de documentos. Por meio dos frameworks - estrutura de otimização e organização de demandas e execução de tarefas - Scrum, TOGAF e DAMA-DMBOK, utilizados para serviços de desenvolvimento, arquitetura e governança de dados, respectivamente.

O Dr. Birajara explicou que o PROADI-SUS é um projeto do Ministério da Saúde que promove a adoção de tecnologias digitais para melhorar o atendimento à saúde, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da OMS. Uma das etapas do projeto envolve a criação de dashboards - interface gráfica de visualização rápida - para auxiliar gestores de saúde pública a terem uma visão mais ampla das análises e indicadores epidemiológicos da COVID-19.

O Lung Involvement Analysis by Artificial Intelligence (LIANA), desenvolvido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, também foi apresentado no encontro. A ferramenta utiliza inteligência artificial para otimizar recursos com exames por imagem e dar suporte à tomada de decisões em casos de doenças pulmonares, como a COVID-19.

A iniciativa mostrou a importância da colaboração entre instituições para alcançar resultados significativos na área da saúde pública. A Secretária Adjunta, Dra. Rosangela Cunha, destacou o quanto ferramentas que facilitem a coleta e organização de dados são fundamentais para decisões mais rápidas e eficientes na Secretaria Municipal de Saúde.

O Secretário Adjunto de Transparência e Dados abertos, Marcos Torres, abordou as iniciativas atuais de gestão para organização dos dados do município, incluindo ações preditivas, que usam técnicas analíticas e algoritmos para prever eventos futuros com base em dados históricos e atuais.

Este encontro faz parte de um processo de troca de experiências entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos e o time de pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, visando avaliar ações conjuntas voltadas à melhoria da gestão na saúde e nas análises de dados.

A ação foi acompanhada pelos secretários adjuntos de Saúde, Dra. Rosangela Cunha, Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres, o coordenador da área de análises e gestão de dados, Thiago Florêncio, a diretora clínica do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Dra. Margarete Lima, a diretora geral, Amanda Correa e demais membros das equipes do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e da Fundação do ABC, responsável pela gestão do Hospital Municipal.

Também participaram os pesquisadores do Hospital Israelita Albert Einstein, Bruna Braga da Silva, Carlos Arruda Baltazar, Gian Lucca dos Santos Severino, Giulia Kimie Nakahara Kosugi, Luigi Villanova Machado de Barros Lago, Nidilaine Xavier Dias, Paulo Cesar Estevam Filho, Priscila Satomi Acamine e Victor Fornasiero De Paiva.