Junho EcoSustentável realiza palestra sobre compostagem doméstica no Viveiro de Mudas
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou na terça-feira (24/6), em parceria com o Instituto Suinã, o evento “Terra Viva – Oficina de Compostagem Doméstica”, que ensinou técnicas de compostagem para reduzir o desperdício, nutrir o solo e criar um ciclo sustentável em casa ou na comunidade. A oficina foi realizada no Viveiro Municipal, localizado no Parque Leon Feffer, e faz parte da programação do Junho EcoSustentável.
“A oficina foi muito enriquecedora e mostrou como é possível realizar um trabalho eficiente de compostagem em pequenos espaços. Este é o objetivo da nossa programação do Junho EcoSustentável: oferecer informação à população, para que mais pessoas incorporem esses hábitos ao seu cotidiano, contribuindo para a construção de uma cidade cada vez mais conectada à natureza e às práticas ambientalmente corretas”, comentou a secretária Patricia Cesare.
A oficina foi ministrada pelas especialistas socioambientais no Instituto Suinã, Letícia Gonzaga e Larissa Neli. Elas ensinaram técnicas de vermicompostagem, que é o processo que utiliza minhocas para acelerar o processo de decomposição de resíduos orgânicos, transformando-os em húmus, um fertilizante natural rico em nutrientes. É uma forma eficaz e sustentável de reduzir o volume de lixo orgânico e produzir adubo de alta qualidade para jardins e plantas.
“Quando as pessoas fazem esse processo de compostagem, elas utilizam cascas de verduras, legumes e frutas para adubar as plantas e tornar a terra mais nutritiva. Isso contribui para a redução do volume de resíduos que são destinados aos aterros sanitários”, observa o chefe da Divisão de Recicláveis da Secretaria, Ricardo Moscatelli.
Programação
A programação do Junho EcoSustentável prosseguirá na quinta-feira (26/6), com a 4ª edição do Programa Seu Amigo Pet, em Taiaçupeba. O evento faz parte da programação do Junho EcoSustentável e um dos principais destaques da ação será o Mutirão de Castração de Animais, voltado exclusivamente a tutores de cães cadastrados no CadÚnico. As inscrições já foram realizadas pela Administração Regional de Taiçupeba, voltadas a tutores de pets do distrito. A previsão é de que sejam castrados 130 animais, entre machos e fêmeas. As cadelas serão atendidas pela manhã e os machos, à tarde. Os tutores devem levar seus pets na sede 2 da Administração Regional de Taiaçupeba, localizada na rua Virginia Eugênia Grisbach Auerbach, 49.
Mogi abre inscrições para passeio noturno guiado pelo Roteiros do Patrimônio - Edição Museus
Rua Mais Feliz reúne 1,2 mil pessoas no Botujuru neste sábado
Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Mais de 700 mogianos participam da Operação Direção Segura
Nogueirão recebe disputas das quartas de final da Copa Mogi de Futebol Amador neste domingo