Mara Bertaiolli anuncia a criação do Parque Náutico Mogiano em área de 18 mil metros quadrados

Gabinete

24 de novembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A prefeita Mara Bertaiolli anunciou nesta segunda-feira (24/11) a criação do Parque Náutico Mogiano, um novo espaço público de lazer a ser construído em um terreno de 18 mil metros quadrados que pertencia ao Clube Náutico Mogiano, no Mogilar.

Mara vistoriou a área e destacou a importância da preservação histórica de um patrimônio esportivo e cultural de Mogi das Cruzes, garantindo a utilização do local para a população.

“Esta área do Clube Náutico Mogiano foi a leilão e, quando soubemos disso, a nossa Procuradoria Jurídica identificou que o terreno seria vendido para uma empresa que atua no setor imobiliário. Não podemos aceitar que um espaço que, historicamente foi destinado para o esporte e lazer da nossa cidade, perdesse sua função original e mais do que isso: que a população perdesse esse incrível espaço de lazer. Por isso, a Prefeitura atuou de forma firme para garantir essa área fosse revertida aos mogianos, de forma definitiva”, disse.

A área que abriga o Clube Náutico Mogiano possui mais de 50 mil metros quadrados de extensão, dividido em vários lotes.

O leilão da área de 18 mil metros quadrados- que corresponde a um lote da área total- tinha como objetivo sanar dívidas junto ao Governo Federal e credores trabalhistas. Este lote fica nos fundos do clube, atrás do ginásio e abrange um campo de futebol e quadras. As áreas do ginásio, salão social e piscinas continuam pertencendo ao Clube Náutico Mogiano.

Para garantir uma destinação adequada ao espaço, a Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou o decreto nº 23.739, de 4 de agosto de 2025, que trata da desapropriação da área. Foi realizado um acordo com a empresa compradora do lote e a área foi adquirida pela Prefeitura pelo valor de R$ 3 milhões. O acordo judicial foi homologado pela 1ª Vara do Trabalho de Mogi das Cruzes no dia 12 de novembro deste ano.

Com isso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes é a proprietária oficial da área e manterá a destinação do espaço para a prática esportiva e de lazer, agora pública. A administração municipal passa agora a elaborar o projeto para o novo Parque Náutico Mogiano.

“Publicamos o decreto municipal de desapropriação da área, adquirimos o espaço e agora este terreno de 18 mil metros quadrados será transformado em um grande parque para a cidade e para a família mogiana. Será o Parque Náutico Mogiano”, disse Mara Bertaiolli, ao lado do procurador-geral do município, Filipe Hermanson.

O terreno que receberá o futuro parque está localizado em uma área nobre da cidade e sempre foi destinado para a prática esportiva e de lazer, mas estava sendo arrematado por uma empresa imobiliária, para a construção de prédios.

“Era inviável e impossível deixar esta área verde, ao lado do Centro da cidade, ser transformada em prédios ou em condomínios. Nossa intenção é preservar o meio ambiente, a história da cidade e devolver este espaço para os mogianos”, disse Mara Bertaiolli.

O vereador Marcos Furlan, que faz parte da diretoria do clube, parabenizou a Prefeitura pela aquisição da área e destacou a importância de manter o espaço para a utilização dos mogianos. “O Náutico é um patrimônio da cidade. A aquisição que vai ajudar bastante o clube e vai garantir que a cidade continue com esse patrimônio”, disse.

Também participaram da vistoria desta segunda-feira os vereadores Milton Lins, o Bigêmeos, Priscila Yamagami, Edson Santos e Osvaldo Silva, além de representantes da diretoria do clube.