Mercado Municipal de Mogi das Cruzes celebra 167 anos com festa, bolo e apresentação da Orquestra Sinfônica
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
Além do tradicional “parabéns” cantado pelos permissionários, autoridades e público presente, publico recebeu bolo e doces dos permissionários










O Mercado Municipal de Mogi das Cruzes celebrou ao meio-dia desta sexta-feira (05), seus 167 anos de história. A comemoração especial preparada pelos permissionários, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, aconteceu na praça de eventos do Mercadão e contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, da secretária adjunta, Mariana Fraga, servidores da pasta, comerciantes e a população.
A programação incluiu o tradicional “parabéns” cantado pelos permissionários, autoridades e público presente, seguido da distribuição simbólica de 167 pedaços de bolo, além de salgados e salada de frutas oferecidos gratuitamente aos frequentadores. Toda a preparação foi fruto da colaboração e da doação dos comerciantes do Mercado Municipal.
Músicos da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, coordenados pelo maestro Lélis, se apresentaram, reforçando a atmosfera festiva e intimista, aproximando ainda mais a comunidade e os comerciantes.
Durante a celebração, a prefeita Mara Bertaiolli ressaltou o valor histórico e social do espaço:
“O Mercado Municipal é parte viva da história de Mogi. Mais do que um centro de abastecimento, é um espaço de convivência, de identidade cultural e de geração de oportunidades para comerciantes e consumidores”, destacou a prefeita. “Parabéns a todos que fizeram e fazem a história da nossa cidade atuando aqui no Mercadão”, completou.
O secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, reforçou o compromisso com os permissionários. “Estamos buscando recursos para viabilizar uma reforma completa no Mercadão, mas, enquanto isso, seguimos realizando manutenções e melhorias pontuais, como a recente revisão nos exaustores e no sistema de esgoto. É uma forma de garantir que o espaço continue funcionando bem para comerciantes e para a população.”
A secretária adjunta, Mariana Fraga, ressaltou a tradição e o papel cultural do centro de compras.
“O Mercadão conta a história da cidade, acolhe as famílias e preserva tradições. Comemorar seus 167 anos é celebrar também a memória e a identidade da nossa Mogi”, disse.
História e tradição
Fundado em 1858, no Largo da Matriz (atual Praça da Catedral Sant’Ana), o Mercado Municipal mudou-se em 1892 para o endereço atual. Ao longo dos anos, passou por ampliações e melhorias que o consolidaram, a partir da década de 1910, como um dos principais centros de abastecimento do Estado.
Hoje, o Mercadão reúne 102 boxes ativos, oferecendo alimentos frescos, produtos regionais, temperos, pescados, carnes, aves, frios, artesanato, utilidades domésticas e serviços, mantendo vivo o espírito de ponto cultural e comercial de encontro dos mogianos.
Grande parte das frutas, legumes e demais produtos frescos que chega diariamente no Mercadão advém do Mercado do Produtor Minor Harada (Mogilar). Uma outra parcela de produtos ali comercializados provém de diferentes regiões do Brasil, fortalecendo a tradição e a diversidade gastronômica. “É um pedacinho de cada região do Brasil dentro do Mercadão. Aqui tem tudo o que o mogiano precisa”, destacou a prefeita.
Benfeitorias e melhorias recentes
Nos últimos meses, a Prefeitura realizou manutenção em 40 exaustores do espaço, garantindo melhor ventilação, conforto térmico e segurança para comerciantes e frequentadores. O trabalho envolveu substituição de peças, limpeza técnica e ajustes de funcionamento.
No primeiro semestre, o secretário Renato Abdo esteve reunido com os permissionários para apresentar algumas benfeitorias e os planos de reforma do Mercado Municipal. Na oportunidade, uma Comissão, composta em sua maioria pelos comerciantes, foi formada a fim de acompanhar as das ações e busca de recursos para a reforma do Mercadão . Enquanto o projeto é estruturado, medidas paliativas estão sendo adotadas, como melhorias no sistema de esgoto – que já contam com o apoio do Semae e da Secretaria de Serviços Urbanos.

Audiência pública debate a revisão e atualização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos na Câmara Municipal

Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam o SIS na Palma da Mão

Prefeitura prepara atualização e promove alterações na lei sobre feiras livres em Mogi das Cruzes

Setembro Amarelo terá diversas ações de valorização à Saúde Mental

DEAC é lançada e amplia a presença da Guarda Civil Municipal nas ruas de Mogi das Cruzes