Mogi das Cruzes apresenta Plano Diretor de Turismo na Câmara Municipal

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

30 de setembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria de Turismo, apresentou na tarde desta segunda-feira (29), o Plano Diretor de Turismo (PDTUR). O projeto deverá ser colocado em votação ainda nesta semana.

Participaram da apresentação o presidente da Câmara, José Francimário Vieira, e os vereadores Eduardo Ota, Inês Paz, Milton Lins, Priscila Yamagami e Vitor Emori. Os mesmos tiveram a oportunidade de esclarecer pontos e tirar dúvidas sobre o plano que terá validade de três anos a partir da aprovação e sanção.

Pela administração municipal, estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, o diretor do departamento da pasta, Luiz Pinheiro, e o diretor de Turismo, Luiz Martins, que conduziu a ação.

Sadao Sakai salientou a importância da aprovação do plano diretor para a cidade. "Por meio deste plano é possível estruturar as políticas públicas do segmento de turismo na nossa cidade. Para pensarmos em como tornar Mogi mais atrativa e receptiva para os turistas, valorizando nossa história local, patrimônios e culturas tradicionais locais - como nossas festas tradicionais e religiosas que já acontecem anualmente".

Luiz Martins também destacou que Mogi das Cruzes é a maior cidade do Alto Tietê, sendo um ponto de referência turístico da região. "Com a aprovação do plano diretor, Mogi das Cruzes, que já possui o título de Município de Interesse Turístico (MIT), receberá aportes econômicos estaduais para serem investidos na infraestrutura e promoção do turismo local".

O Plano Diretor de Turismo é um levantamento de dados sobre Mogi das Cruzes, que destaca os objetivos em atrair investimentos e políticas públicas para a cidade, além de definir as diretrizes, estratégias e ações para o desenvolvimento do turismo local. Assim, o PDTUR estabelece como meta e prioridade atrair visitantes para o município. Com apoio de universidades, sociedade civil e órgãos públicos, o PDTUR foi construído de forma participativa.