Mogi das Cruzes é um dos cinco municípios brasileiros em evento de alimentação escolar da ONU no Panamá

Secretaria de Educação

26 de setembro de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes é um dos cinco municípios brasileiros que estão participando do Encontro técnico de cozinheiras, nutricionistas e docentes, realizado no Panamá.  A ação, que começou nesta segunda-feira (25/09) e seguirá até esta quarta-feira (27/09), faz parte do Projeto de Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar da América Latina e Caribe, uma iniciativa do Programa de Cooperação Internacional Brasil-Organização das Noções Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O encontro promove oficinas, treinamentos e um intercâmbio de boas práticas em EAN (Educação Alimentar e Nutricional). “É uma grande honra para nossa cidade estar entre os cinco municípios brasileiros neste evento internacional sobre alimentação escolar. Vamos compartilhar o trabalho que temos feito para oferecer uma alimentação cada vez mais saudável para nossos alunos e conhecer as experiências de outros países”, disse o prefeito Caio Cunha. 

A ida ao evento internacional é resultado da conquista do quarto lugar no reality “Merendeiras do Brasil”, promovido em 2022 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC). Geralda de Oliveira Leite Silvano, Auxiliar de Desenvolvimento da Educação (ADE) da rede municipal de ensino representou o Estado de São Paulo na competição. 

Tia Gê, como é conhecida, está participando do encontro internacional com a nutricionista e responsável técnica do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Educação, Bruna Mariana Braga. “É emocionante estar aqui e ouvir falas do FNDE, da FAO e do embaixador do Brasil aqui no Panamá, enaltecendo o trabalho de ponta que fazemos na escola. É gratificante também conhecer as experiências de outros países “, contou Geralda.

As profissionais participaram de uma mesa redonda sobre a experiência no reality. “Foi um momento mágico acompanhar a participação da Tia Gê no reality. Nossa cidade foi selecionada devido às estratégias que foram criadas para isso. Temos um grande trabalho com a agricultura familiar e a inclusão de produtos da cidade, como o shimeji, além de um programa voltado a saúde dos alunos, o PISE (Programa de Indicadores da Saúde na Escola)”, disse a nutricionista. Estão no Panamá, representantes de Maravilha (Santa Catarina), Lucena (Paraíba), Leônidas Marques (Paraná) e Itati (Rio Grande do Sul)

Mogi das Cruzes foi selecionada para o reality pelo grande investimento feito em agricultura familiar. Foram investidos 64,05% do repasse do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no último ano, superando o mínimo de 30% previsto pelo programa. O cardápio oferecido aos mais de 47 mil alunos da rede municipal é executado por profissionais dedicados das unidades escolares. É balanceado e nutritivo com base em itens in natura e produtos minimamente processados, seguindo a legislação do PNAE. 

O programa de cooperação é realizado por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e FAO, que reúne Colômbia, Equador, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Peru, Cuba e Venezuela.  O objetivo do encontro é consolidar e fortalecer os programas de alimentação escolar na América Latina e Caribe, visando a mudança dos hábitos alimentares por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da incorporação de alimentos in natura e saudáveis nas escolas.