Mogi das Cruzes entra no mapa do Observatório Internacional da Democracia Participativa
Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica


A consolidação da democracia e das instituições de Estado passa pela adoção de políticas que permitam a participação popular nas decisões de governo. Em Mogi das Cruzes, programas como o Participa Mogi e Lidera Mogi, entre outras iniciativas, possibilitaram a inserção do município no mapa do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), “uma rede internacional aberta que reúne todas as cidades, organizações e centros de investigação com interesse e atuação com democracia participativa no âmbito local”, na definição da própria entidade.
A OIDP surgiu em 2001 e tem a proposta de fortalecer a democracia participativa no mundo, de maneira especial as locais, ou seja, nos municípios.
Traça objetivos como ser o centro de referência mundial no campo da democracia participativa, refletir sobre a qualidade democrática em nível global, produzir e melhorar o conhecimento no campo da democracia participativa local, trocar experiências sobre inovações democráticas entre todas as regiões do mundo e recomendar políticas às administrações públicas do mundo, preferencialmente as locais.
“Agora somos membros dessa rede, o que significa nos locar no mapa da pauta de participação social no mundo”, afirma a secretária adjunta de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplag), Larissa de Marco.
Programas
O Participa Mogi, desenvolvido pela Seplag, é uma plataforma em que o morador de Mogi das Cruzes participa da construção coletiva da cidade, com contribuições que visam ao planejamento e orçamento colaborativos. Oferece um espaço para debate, troca de ideias e diálogo.
Entre as ações realizadas, estão a construção coletiva do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), encontros temáticos sobre o futuro da cidade e o Lidera Mogi – curso de formação para lideranças comunitárias da cidade –, entre outras iniciativas.
“A participação popular é um pilar da nossa gestão. Tornar-se membro de uma entidade internacional que trabalha pelo fortalecimento da democracia participativa local é um reconhecimento do nosso trabalho e confirma que estamos no rumo certo para proporcionar aos mogianos uma cidade que funciona com transparência e dá voz ao cidadão”, avalia o prefeito Caio Cunha.

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Nova etapa de regularização fundiária na Vila Nova União tem início com visitas de técnicos aos moradores

Semana da Maternidade Atípica será realizada na próxima semana em Mogi das Cruzes

Escolas municipais se apresentam neste sábado (20/09) na quarta edição do "Pequenos no Auditório"

Fundo Social promove “Dia do Cuidado” para moradores da Abomoras, em Cezar de Souza