Mogi das Cruzes registra 53 casos de coronavírus e cinco óbitos
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


Mogi das Cruzes recebeu, até 17 horas desta terça-feira (07/4), 394 notificações suspeitas de Covid-19, sendo 53 casos confirmados positivos, dos quais cinco pessoas foram a óbito. A principal orientação da Secretaria Municipal de Saúde continua sendo o isolamento social para conter a circulação do vírus.
As vítimas fatais são três homens de 50, 69 e 74 anos e duas mulheres de 70 e 77 anos. Apenas o mais jovem não tinha registro de outras doenças pré-existentes.
O primeiro óbito ocorreu no dia 31 de março e a vítima foi um senhor de 69 anos com histórico de doença cardiovascular, hipertensão e diabetes e, no dia 2 de abril, faleceu uma senhora de 77 anos, portadora de doença cardiovascular crônica, ambos internados no Hospital Municipal, onde foi implantado o Centro de Referência para Coronavírus.
A terceira morte de um mogiano por Covid-19 ocorreu no dia 3 de abril e vitimou um homem de 50 anos, sem registro de outras doenças, que estava internado na Capital, mas a confirmação chegou nesta terça-feira (07/4). No dia 4 de abril foi a óbito uma mulher de 70 anos e no dia seguinte, 5, faleceu um senhor de 74. Os dois tinham comorbidades e estavam internados no Hospital Municipal.
Do total de casos confirmados, 27 pacientes conseguiram se recuperar, sendo que 14 estão totalmente curados e 13 tiveram alta hospitalar com orientação para isolamento e cuidado domiciliar. Já entre as notificações suspeitas, 230 foram descartadas (129 com resultados negativos e 101 sem necessidade de coleta) e 111 ainda aguardam resultados de exames comprobatórios. Entre os casos confirmados está o secretário de Agricultura, Renato Abdo, infectado pelo coronavírus, que se recupera em casa.
A Organização Mundial de Saúde declarou pandemia mundial para coronavírus no início de março e, desde então, os casos e mortes da doença estão avançando em todo o mundo. Na cidade, diversas medidas estão sendo adotadas para conter o avanço dos casos e garantir atendimento eficiente para todos os pacientes que precisarem. “O isolamento social ainda é o melhor caminho. Ficar em casa é a nossa única vacina neste momento”, afirma o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.
Os principais sintomas do coronavírus são tosse, febre alta e dificuldade para respirar. A conduta para casos suspeitos, em quadros leves e moderados, é o isolamento e acompanhamento do paciente. Em casos mais graves, a indicação é procurar um serviço de saúde. Para qualquer situação, a Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém uma linha direta com profissionais de saúde pelo telefone 4798-5160.
Outros cuidados para prevenir o coronavírus são os mesmos adotados para outras doenças de transmissão respiratória: lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel, principalmente antes das refeições; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar; não tocar mucosas de nariz, olhos e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal (copo, garrafa, talher, batom); manter ambientes sempre ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença. (Paula Frias)

Obras do Semae Mogi das Cruzes avançam no Jardim Nove de Julho

4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres está com inscrições abertas

Mara Bertaiolli anuncia mais uma etapa do programa Pró-Visão para atender demanda reprimida de oftalmologia

Festival de Inverno de Mogi das Cruzes começa dia 11 com concerto especial e mais de 60 atividades gratuitas

Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes reúne diretores no encontro Mogi pela Educação: Dados, Planejamento e Ação