Mogi das Cruzes se torna referência em cuidado e proteção animal
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal






Com cerca de 7,3 mil castrações em um ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes é destaque na região do Alto Tietê no cuidado com os animais. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente incorporou a nomenclatura Proteção Animal e vem adotando uma série de ações efetivas para garantir o bem-estar de cães e gatos. São feiras de adoção, vacinação anti-rábica e uma ampliação da estrutura física disponível para o atendimento aos animais e seus tutores.
“A proteção animal é um compromisso da gestão e estamos avançando muito nesta área. A parceria com a vereadora Fernanda Moreno é fundamental e vem sendo um grande reforço para ampliarmos cada vez mais os serviços. Queremos uma cidade cada vez melhor para as pessoas e isso inclui também os seus pets. E estamos trabalhando para isso, oferecendo curadoria, atendimento clínico e investimento em um novo espaço de referência, entre várias outras ações”, afirma o prefeito Caio Cunha.
As castrações tiveram um salto este ano. A Virada da Castração atendeu bairros como a Chácara Guanabara, Chácara dos Baianos, Vila Moraes e Jundiapeba. Em cada região, uma equipe realizou antecipadamente os cadastros dos moradores interessados, informando sobre o procedimento cirúrgico e os cuidados necessários. No dia do evento, os animais são castrados de forma organizada, com rapidez e local reservado para descanso. Somente em julho, na Virada da Castração, 1.288 animais foram castrados.
Além disso, a Prefeitura disponibiliza também o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, que é oferecido de forma contínua. O cadastramento acontece no PAC da Prefeitura, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h. No dia é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de endereço atualizado.
Até o final deste ano, Mogi das Cruzes deve realizar 7,3 mil castrações, número que coloca a cidade como destaque na região do Alto Tietê. Esse número inclui as cirurgias realizadas na Virada da Castração e também as que são agendadas pelos mogianos, que acontecem no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Antirrábica
Outro cuidado com os animais é a vacinação antirrábica. Desde o final de setembro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes começou a realizar a vacinação antirrábica no último sábado do mês. O atendimento será realizado na nova sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na rua Julio Mobaid, s/nº, Vila São Francisco, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas. O novo dia para atendimento é uma alternativa para os munícipes que não podem levar seus animais durante a semana. De segunda a sexta-feira, a dose é aplicada das 8 às 12 horas no CCZ. O proprietário do animal deve apresentar documento pessoal e comprovante de endereço no município. Somente em 2023, 1.760 animais foram vacinados contra a raiva em Mogi das Cruzes.
Estrutura
A secretária municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Fernandes, reforça que estão sendo feitos importantes investimentos na melhoria da estrutura física para o atendimento aos animais e o para o conforto de funcionários e tutores. Atendendo a uma demanda dos frequentadores, o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) vem passando por um trabalho de revitalização, com o objetivo de ampliar e melhorar sua capacidade de atendimento.
Os serviços estão mantidos, conciliando o atendimento ao público com a reforma no espaço. O CBEA fica localizado na Estrada de Santa Catarina, 2570, em Cezar de Souza. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Por conta da revitalização do local, o horário de cadastramento de animais acontece das 9h às 10h30.
O cuidado com os animais também teve reflexos na área da segurança. A Guarda Municipal já conta com o serviço de Canil, com dois cães que auxiliam os profissionais no atendimento e resolução de ocorrências. Em breve, a corporação contará também com a estrutura física do canil, que oferecerá espaço para treinamento e cuidado com os animais.
Dezembro verde
Outra iniciativa que será colocada em prática é a atenção com um dos principais problemas que a causa animal enfrenta – o abandono. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal está preparando ações para o Dezembro Verde, que vai combater o abandono a partir de uma série de ações de conscientização, com o objetivo de estimular a adoção e o cuidado com os pets.
Além disso, os mogianos podem adotar um cão ou gato do Núcleo de Bem Estar Animal (NUBEA). O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, para qualquer munícipe maior de 18 anos. O adotante escolhe o animal e assina o Termo de Responsabilidade e Ciência e Concordância. Todos os cães e gatos adotados são entregues castrados, microchipados e identificados como habilitados para adoção por médico veterinário. Pelo site da Prefeitura (clique aqui), é possível ver fotos e uma descrição de cada pet.

Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição neste domingo para manutenção

Saúde promove programação especial em celebração ao Agosto Dourado

Centro de Controle de Zoonoses resgata filhote de capivara ferido no Parque Leon Feffer

Conselho Mirim promove a participação democrática de estudantes na gestão de escolas de Mogi das Cruzes

Jardim das Bandeiras recebe edição da Rua Mais Feliz neste sábado