Mogi intensifica ações de prevenção durante a Semana Estadual de Mobilização das Arboviroses
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu, nesta segunda-feira (11/11), a abertura da Semana Estadual de Mobilização Social para Combate às Arboviroses, realizada em todo Estado de São Paulo até o dia 16 de novembro. A programação foi iniciada com o Treinamento e Capacitação de Brigadistas, que reuniu representantes de todos equipamentos municipais no auditório do Cemforpe.
No encontro, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde apresentou detalhes sobre a situação epidemiológica da dengue em Mogi das Cruzes, dados sobre casos e orientações sobre os cuidados que devem ser adotados de forma permanente para conter o avanço da doença na cidade. “Estamos disponibilizando o check-list com tarefas que precisam ser realizadas uma vez por semana”, explicou o veterinário do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Jefferson Renan de Araújo Leite.
Outras ações serão realizadas ao longo da semana, em parceria com setores específicos como Comunicação Social (criação de materiais para divulgação); Secretaria de Infraestrutura Urbana (intensificação de limpeza de terrenos e áreas públicas com descarte irregular de lixo ou entulho); Secretaria de Educação (atividades de mobilização para alunos e servidores); Secretaria de Meio Ambiente (organização dos Ecopontos).
O trabalho preventivo nesta época do ano é fundamental para prevenir e conscientizar a população, municípios, organizações públicas e privadas sobre a necessidade de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, antes do período mais quente e chuvoso do ano.
Todo cidadão deve reservar pelo menos 10 minutos semanais para vistoriar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. As últimas avalições de densidade larvária apontaram aumento significativo de infestações do Aedes aegypti em toda a cidade e a grande maioria dos focos está nas residências, em situações que poderiam ser evitadas com a remoção de baldes, potes de animais e até mesmo pelo acúmulo de materiais recicláveis.
Estudantes de escolas municipais recebem canecas de cerâmica, que produziram em oficina no Casarão do Chá
UPA do Rodeio completa 10 anos com cerca de 12 mil atendimentos mensais
Academia do Jovem no Parque da Cidade recebe nova cobertura para atendimento dos usuários
CCZ é acionado para capturar gato-mourisco avistado no bairro Taboão
Semae fará manutenção de bombas que abastecem região do Itapeti, nesta quarta (29)