Mogi recebe serviços e ações do Programa SP Por Todas
Secretaria da Mulher
Serviço itinerante funciona como uma porta de entrada para a rede de proteção





Até quinta-feira (26/02), o Ônibus SP Por Todas, do Governo do Estado, estará nas dependências do Pró-Hiper, no bairro do Mogilar, para oferta de atendimento humanizado, acolhimento e proteção para mulheres. O serviço itinerante funciona como uma porta de entrada para a rede de proteção, com foco especial nas vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade.
Os detalhes do atendimento foram apresentados pela secretária executiva de Políticas para Mulheres do Estado de São Paulo, Cândida Magalhães, nesta terça-feira (24/02), durante visita para apresentação oficial do serviço. “É um enorme prazer poder trazer esses atendimentos para Mogi das Cruzes, município que conta com uma Secretaria Municipal da Mulher, tem uma prefeita mulher e uma delegada seccional também mulher. Isso mostra o quanto estamos avançando em representação”, disse.
O Ônibus SP Por Todas oferece suporte psicossocial, com acolhimento seguro e sigiloso realizado por profissionais especializados; orientação jurídica e informações sobre direitos e auxílio legal; segurança e proteção para eventual registro de boletim de ocorrência e solicitação de medidas protetivas de urgência; encaminhamentos para serviços de saúde, assistência social e delegacias especializadas; além de orientações sobre autonomia econômica, empreendedorismo e saúde da mulher.
O ônibus percorre diversas regiões, incluindo o litoral, interior e grandes eventos. A programação no município é resultado de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e da Secretaria Municipal da Mulher.
“Estamos inaugurando as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher em Mogi das Cruzes, antecipando a oferta de serviços e ações de exterma importância e que reforçam o compromisso da gestão da prefeita Mara Bertaiolli com as mulheres da nossa cidade”, explicou a secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, que representou a chefe do Executivo.
Além do Ônibus, a iniciativa São Paulo Por Todas trouxe a Carreta da Mamografia e cursos de capacitação profissional para o município. Os exames de saúde podem ser feitos até sábado (28/02), no Pró-Hiper, enquanto as aulas terminam na sexta-feira (27/02), dependendo da área escolhida.
“Foram realizados mais de 170 exames nos quatro primeiros dias. Em Mogi das Cruzes, não há fila de espera para mamografia, mas a iniciativa oferece mais uma forma de acesso facilitado para mulheres que ainda não realizaram o exame”, explica o secretário-adjunto de Saúde e Bem-Estar de Mogi, Luiz Bot.
Nesta segunda-feira (23), também foram iniciados os cursos gratuitos de qualificação profissional, em parceria com o Senac e o Sebrae, na Escola de Governo, com capacitação gratuita direcionada para mulheres com Ensino Médio completo e idade mínima de 16 anos. A capacitação é realizada em parceria com Senac e Sebrae e incluem aulas de design gráfico, primeiros passos na IA (inteligência artificial) e divulgação de empresas nas redes sociais. Algumas vagas ainda estão disponíveis, bastando consultar: bit.ly/CarretasMogi
CARRETA DA MAMOGRAFIA
Pró-Hiper: Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540, Mogilar
Quando: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, até o dia 28 de fevereiro
Quem pode: Mulheres de 50 a 74 anos só precisam apresentar RG e Cartão SUS. Já as pacientes entre 35 e 49 anos e a partir dos 75 anos devem apresentar pedido médico do SUS (não aceita pedido médico particular), além do RG e Cartão SUS.
Importante: Não é necessário agendar. O atendimento é feito por ordem de chegada, com distribuição de até 50 senhas por dia (25 senhas no sábado).
Caravana Giro do Leite chega ao Mercado do Produtor de Mogi no dia 05 de março
Mogi recebe serviços e ações do Programa SP Por Todas
Prefeitura divulga lista de aprovados para o Programa Oficina Escola de Patrimônio Cultural
Deck do Pico do Urubu será fechado com tapumes para garantir segurança de frequentadores e funcionários
Interdição para obras altera itinerário de ônibus no Jardim Nove de Julho a partir desta quarta-feira