Mogi Tech é destaque em evento do Tribunal de Contas e do Sebrae sobre compras públicas

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

25 de abril de 2022

Mogi das Cruzes foi destaque no evento Compras Públicas no Contexto do Marco Legal da Inovação, promovido nesta segunda-feira (25/04) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Sebrae-SP. O Mogi Tech, o Programa de Incubação do Polo Digital voltado a startups com projetos voltados a GovTechs, foi apresentado como modelo de atuação municipal de sucesso na área.

Iniciado no ano passado, o Mogi Tech é a primeira iniciativa no país de incentivo a startups voltadas exclusivamente para buscar soluções para os desafios da gestão de políticas públicas realizada por um município. O projeto foi apresentado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, em uma palestra que teve a participação da consultora de Compras Públicas do Sebrae-SP Camila Patricio e do Analista do Sebrae-SP Claudio Januário Leopoldo.

“Tudo o que vem acontecendo em Mogi das Cruzes nasce da comunidade. Os empreendedores de startups, representados pelo Alto Tietê Valley, os entusiastas da inovação, das instituições de ensino e do Poder Público”, afirmou Bastianelli.

O secretário lembrou o histórico do trabalho e das discussões para a criação do Sistema Municipal de Inovação, que culminou na criação do Polo Digital, do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT) e do Fundo Municipal de Inovação. Em 2021, a Prefeitura lançou o edital do Programa de Incubação voltado exclusivamente a startups que apresentassem soluções para as necessidades do Poder Público.

“Pensamos em como, com o incentivo do Poder Público, o Polo Digital poderia gerar ainda mais retorno para a cidade, com soluções para questões enfrentadas pelo Poder Público. No final do dia, com este trabalho, estamos levando melhoria para o serviço público e para a população”, disse Bastianelli.

Na primeira edição do Mogi Tech, 28 startups se inscreveram e 10 foram selecionadas para participar do processo de incubação. Destas nove finalizaram o programa, com iniciativas nas áreas de Educação, Saúde, Agricultura, Empregabilidade, Meio Ambiente e Zeladoria. Em março deste ano, uma das startups, a Educaton, que atua na capacitação de professores para o mundo digital, foi contratada pela administração municipal.

Neste ano, o Mogi Tech já está com a sua segunda edição em andamento, com a participação de 12 startups, sendo nove novas iniciativas e outras três que  já participaram da última edição e foram validadas para voltar ao programa. As startups estão participando de diagnósticos, mentorias, capacitações, workshops e rodadas de negócios com conteúdo de diversos atores do ecossistema de inovação do Alto Tietê, entre eles Sebrae e Alto Tietê Valley.

Durante o programa, as startups tiveram benefícios de utilização da estrutura do Polo Digital. Com isso, a estimativa é de um apoio financeiro indireto da administração municipal de cerca de R$ 300 mil.

O secretário destacou ainda que Mogi das Cruzes continua avançando na inovação. “Os nossos próximos passos são trabalhar para sedimentar a contratação das startups, evoluir o arcabouço legal e inaugurar um hub para inovação e tecnologia, que ficará na estrutura do atual prédio 2 da Prefeitura, no Centro”, disse.

O evento

O evento Compras Públicas no Contexto do Marco Legal da Inovação, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Sebrae-SP, teve como objetivo de orientar sobre aquisições públicas de soluções inovadoras. A ação foi direcionado a gestores públicos, acadêmicos da área de inovação, integrantes de startups e pessoas interessadas na aplicação do Novo Marco Legal da Inovação.

Pela manhã, foi realizada a abertura, com as participações do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sidney Beraldo, do diretor de Administração e Finanças do Sebrae-SP, Guilherme Campos, e da gerente de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, Beatriz Gusmão. Na sequência, o professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Fernando Dias Menezes e o Procurador do Estado de São Paulo e Coordenador do Núcleo Temático de Propriedade Intelectual e Inovação da PGE/SP, Rafael Carvalho de Fassio, apresentaram o painel Aspectos Jurídicos da Inovação no Brasil.

Já no período da tarde, o Mogi Tech foi destaque, com o painel Compras Públicas e o Marco Legal da Inovação: apresentação do case de Mogi das Cruzes. Os debates foram moderados pelo assessor-técnico do TCE Rafael Hamze Issa.