Na próxima terça, Semae apresenta em audiência pública proposta de revisão do Plano de Água e Esgoto
Serviço Municipal de Águas e Esgotos
Evento, aberto a todos os interessados, será no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes, a partir das 9h

Na próxima terça-feira (13/01), o Semae apresentará, em audiência pública, a proposta de revisão e atualização do Plano Municipal de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (PMAE). O evento, aberto a todos os interessados, será no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes, a partir das 9h.
A audiência será um momento de discussão do documento, que estabelece metas e prazos para universalização dos serviços de saneamento na cidade, conforme estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal 14.026/2020).
O PMAE é um levantamento minucioso realizado pelo Semae, com a consultoria da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Fruto de intenso processo de análise e proposição, prevê um cronograma de obras e investimentos em função da projeção de crescimento populacional e da malha urbana da cidade, norteando as ações da autarquia para os próximos anos.
O material apresentado para discussão é resultado de trabalho dos técnicos da autarquia, em parceria com especialistas da FESPSP, na análise da situação atual dos serviços de saneamento e previsão da evolução do sistema e necessidades futuras (abaixo, links para a página da audiência pública nos sites da Prefeitura e do Semae).
De acordo com o Departamento Técnico da autarquia, trata-se de um instrumento de planejamento setorial, em conformidade com as leis, normas e regulamentações federais, estaduais e municipais.
O plano vigente em Mogi das Cruzes foi elaborado de acordo com a Lei Federal 11.455/2007, antes, portanto, do novo Marco Legal do Saneamento Básico, que define como universalização o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033.
“Convidamos os mogianos à leitura dos documentos disponibilizados online e à participação na audiência pública para conhecerem um pouco mais do sistema de saneamento e as propostas de universalização. A audiência é aberta a todos os interessados”, afirma o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado.
Blocos de Carnaval já podem solicitar autorização para desfiles de rua
Projeto Brotos de Mogi realiza primeiro plantio do ano em unidade escolar do Botujuru
União Mogi e Fortaleza disputam liderança da Copa São Paulo neste sábado, no Nogueirão
Saúde registra mais de 9 milhões de atendimentos em Mogi no ano de 2025
Parque da Cidade terá horário de funcionamento ampliado a partir desta segunda-feira (12/01)