Operação Verão é prorrogada até dia 15 de abril devido à previsão de chuvas
Secretaria de Segurança




O Governo do Estado prorrogou até o dia 15 de abril a realização da Operação Chuvas de Verão em todos os 177 municípios que fazem parte do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). A medida foi anunciada na manhã desta sexta-feira (31/03) e é válida para Mogi das Cruzes.
A prorrogação foi decidida devido à previsão da passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo, com a possibilidade de fortes chuvas. De acordo com o Governo do Estado, a manutenção da Operação Chuvas de Verão possibilita pronta resposta aos municípios, em caso de ocorrências.
“Com a previsão da possibilidade de fortes chuvas, identificada pela Defesa Civil do Estado, é importante que a Prefeitura e todos os órgão de atendimento estejam mobilizados no monitoramento das áreas de risco e para atender a população em caso de necessidade”, explicou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.
Em Mogi das Cruzes, a Operação Verão foi iniciada em 1º de dezembro, com previsão para término nesta sexta-feira (31/03). Neste período, o atendimento a problemas causados pelas chuvas é prioridade da estrutura da Prefeitura e demais órgãos participantes. O trabalho é coordenado pela Defesa Civil do município, que mantém contato contínuo com a Defesa Civil do Estado, faz o acompanhamento das previsões meteorológicas e intensifica o monitoramento das áreas de risco, por meio de vistorias ou das câmeras de monitoramento, com apoio da Guarda Municipal.
O trabalho da Operação Verão também conta com a participação de diversas secretarias municipais, do Samu, Semae, Guarda Municipal, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Tiro de Guerra, Sabesp, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da concessionária de energia elétrica EDP.
Atendimento
Durante o atual período de chuvas, 800 famílias foram atendidas, somando mais de 2.400 pessoas, em especial no mês de fevereiro. A Secretaria Municipal de Assistência Social forneceu itens essenciais, como alimentos, cobertores, produtos de limpeza e higiene e também procedeu com inscrições de pessoas no Cadastro Único, para potencialmente inseri-las em programas de transferência de renda.
Também foi ofertado abrigamento temporário a todos que precisaram. O número total de pessoas que precisaram desse último recurso foi de cerca de 30, com oscilações diárias no número de atendidos, porém esta situação em específico está superada. A Secretaria de Assistência Social segue atendendo pessoas em necessidade com serviços diversos.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana mantém equipes de prontidão, dentro da Operação Verão, para atendimentos de acordo com a necessidade das ocorrências. Para se ter uma ideia, só em janeiro, foram realizadas mais de 22 mil m² de roçada em margens dos córregos e 24 toneladas de lixo e material proveniente de descarte irregular foram retirados de valetas e córregos de Mogi das Cruzes.
Os telefones para urgências e emergências ligadas às chuvas são o 199, da Defesa Civil, e 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Os dois atendem a população 24 horas por dia.

Na próxima terça-feira (06/06), Semae limpará reservatório da Vila da Prata

Mogi das Cruzes recebe a elite do boxe paulista pela primeira vez, no Centro de Artes Marciais Jackson Durães

Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária passa a atender no prédio-sede da Prefeitura

Obra de esgoto interditará faixas da Mogi-Dutra da noite desta sexta (02/06) à tarde de sábado (03)

Com 52 escolas inscritas, 2ª edição dos Jogos Escolares da Sustentabilidade terá início nesta segunda-feira, dia 5