Para reforçar segurança de alunos, trecho da Vila Oliveira terá mudanças na sinalização de trânsito

Secretaria de Mobilidade e Trânsito

Alterações verticais e horizontais vão ampliar a proteção na travessia de pedestres e dar mais fluidez ao tráfego, especialmente nos períodos de entrada e saída dos estudantes

06 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Atendendo a pedidos de pais de alunos e da direção de uma escola, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Mogi das Cruzes fará a readequação das sinalizações vertical e horizontal das ruas Marquês de Olinda e João Da San Biagio, na Vila Oliveira.

O serviço de pintura e instalação de placas será feito na madrugada desta terça-feira (07/10), para não prejudicar o trânsito da região e deixar tudo pronto para quarta-feira (08/10), quando começarão a valer as alterações.

A primeira mudança será em relação à faixa de pedestres da Marquês de Olinda, que, hoje, fica próxima ao portão de entrada dos alunos da escola Maple Bear. Esta faixa será apagada e uma nova será pintada próximo ao local de saída dos estudantes. De acordo com a direção da escola, os alunos usam pouco a faixa atual e costumam atravessar a rua, em sua maioria, perto da saída do colégio, onde ficará a nova faixa.

A outra modificação será na João Da San Biagio, perto da esquina com a Marquês. Num pequeno trecho de cerca de 20 metros (espaço suficiente para quatro carros), será colocada uma placa de “proibido estacionar”. Esta parte da via, onde antes era permitido deixar os veículos, agora será usada para melhorar a fluidez do tráfego, pois a “fila” de pais que passam por este trecho para chegar à escola ficará concentrada neste corredor, deixando o restante da via liberado para os demais veículos.

Os carros que costumavam ficar estacionados nestes 20 metros são dos próprios funcionários do colégio, que estão entre os que pediram a mudança.

Educação para o Trânsito
O Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade fará um trabalho de orientação e educação com a escola durante toda a semana, com todas as turmas de estudantes. 

Além de orientações sobre as alterações no trânsito local, a equipe também vai ensinar as regras básicas de educação no trânsito para evitar acidentes e preservar vidas – com atividades práticas, incluindo estrutura que simula uma cidade real, com semáforo e sinalizações de vários tipos.

Todas as escolas de Mogi podem receber a Escola Mirim de Trânsito, sejam elas públicas ou particulares. Basta agendar pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.