Semae Mogi das Cruzes promove educação ambiental de forma lúdica em comemoração à Semana da Criança

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

Atividade foi realizada na Escola Municipal Monteiro Lobato, na Ponte Grande, em parceria com a Secretaria de Educação

09 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Semae Mogi das Cruzes promoveu, na manhã desta quinta-feira (09/10), uma atividade de educação ambiental, de forma lúdica, com alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato, na Ponte Grande, em comemoração à Semana da Criança. A unidade é uma das participantes do programa “Educação Ambiental em Saneamento Básico”, desenvolvido pela Comissão de Educação Ambiental do Departamento de Esgoto da autarquia, em parceria com a Secretaria de Educação.

“O tema foi a coleta seletiva e resíduos sólidos. Promovemos uma gincana utilizando piscinas de bolinhas, em que colocamos resíduos recicláveis, simulando um Tietê sujo. O objetivo foi fazer uma representação da limpeza do rio, retirando os resíduos e colocando-os nas lixeiras, de acordo com o material: papelão, plástico e metal”, explica a engenheira ambiental Juliana Fernandes Machado, que integra a comissão.

“Foi mais uma maneira de levar informações importantes sobre o meio ambiente para as crianças, de forma divertida”, completa a engenheira.

O programa “Educação Ambiental em Saneamento Básico” foi criado em 2024, por meio de um modelo-piloto desenvolvido inicialmente na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, em Jundiapeba, de abril a novembro.

Em 2025, foi ampliado e levado às escolas Monteiro Lobato e Cempre José Limongi Sobrinho, no Botujuru.

O objetivo é sensibilizar e educar estudantes sobre temas como o ciclo da água e a distribuição da água no planeta, rio Tietê, poluição, tratamento de água, uso consciente, esgoto doméstico, reuso de água, drenagem e resíduos sólidos.
Na outra escola integrante do programa (Cempre José Limongi Sobrinho), a gincana será promovida na próxima semana.

A Comissão de Educação Ambiental da autarquia também é formada pelos servidores Jenifer Clarisse Pereira da Silva, Marli de Lima Cardoso, Matheus Mozart, Penha de Cássia Nogueira de Matos e Raphael Carlos dos Santos.