Parceria entre Prefeitura e UMC vai ampliar e qualificar serviços da rede socioassistencial
Secretaria de Assistência Social
Alunos da universidade vão inicialmente atender a Vila Dignidade, pessoas em situação de rua e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade








A Prefeitura de Mogi e a Universidade de Mogi das Cruzes assinaram, na noite desta terça-feira (26/08) uma parceria, que visa qualificar os atendimentos na rede socioassistencial, além de propiciar maior inclusão social e vivência comunitária aos estudantes universitários. Trata-se de uma ação pioneira, que está sendo iniciada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, porém pode ser absorvida por diversas outras Secretarias e áreas.
Por meio do acordo, alunos da UMC vão fazer projetos de extensão da universidade em parceria com os equipamentos da Assistência Social. A iniciativa busca unir esforços entre a universidade e a gestão pública, permitindo que os alunos contribuam com seus conhecimentos e práticas acadêmicas para fortalecer o atendimento social no município.
Outro objetivo é desenvolver atividades de extensão voltadas para ações sociais que beneficiem a população em situação de vulnerabilidade. A parceria também atende à Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que tornou obrigatória a atividade de extensão universitária em todos os cursos de graduação do Brasil.
“Esta é uma parceria que beneficia a Prefeitura, beneficia os alunos da universidade e a própria UMC, mas beneficia principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social da nossa cidade, que são quem mais precisa e agora elas terão novos serviços, ainda mais qualificados, em diversos equipamentos. Agradeço muito à equipe da Secretaria de Assistência e também a todos da UMC que possibilitaram a concretização dessa iniciativa inovadora”, destacou a prefeita, Mara Bertaiolli.
Nesta primeira fase, a Assistência Social vai operacionalizar a parceria em três projetos. Um deles é na Vila Dignidade, com funcionamento de placas solares no local, além de atendimento aos moradores nas áreas de Educação Física e Fisioterapia. Trata-se de serviços inéditos no equipamento, que agora serão viabilizados com a atuação dos estudantes da universidade.
Outro serviço em que eles atuarão é no reforço do atendimento sócio-educacional a pessoas em situação de rua, em complemento ao trabalho que já é desenvolvido pela Secretaria, por meio das equipes do Centro POP e do Serviço de Abordagem Social. Os estudantes vão ainda fazer atendimento odontológico para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
“Essa parceria vai proporcionar uma ampliação nos serviços para nossos usuários, a partir de atividades de extensão em que os alunos irão junto com os técnicos da Assistência desenvolver novos cuidados, como o acompanhamento odontológico em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para nossas crianças e adolescentes, acompanhamento com fisioterapeuta para nosso idosos e estudo socioeducativo e psicossocial para as PSR. Isso garantirá ainda mais acesso, mais acolhimento e mais inserção social”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano.
Além desses projetos iniciais, a parceria também contempla e possibilita novas ações, projetos e serviços em parceria com alunos dos cursos de Administração, Pedagogia, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Direito e as Engenharias. Tudo isso aplicado de forma prioritária a públicos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, pessoas idosas, crianças, adolescentes e mulheres atendidos pela rede socioassistencial.
A parceria foi assinada sob a forma do acordo de cooperação técnica nº 19, de 25 de agosto de 2025. Também participaram da solenidade o diretor administrativo da Universidade de Mogi das Cruzes, Luiz Carlos Jorge de Oliveira Leite, a coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da UMC, Tatiana Mello e oos vereadores Johnross Jones Lima e Milton Lins da Silva.

Parceria entre Prefeitura e UMC vai ampliar e qualificar serviços da rede socioassistencial

"Mogi pela Educação" reúne cerca de 200 profissionais para debater e fortalecer a Educação Infantil

Adote Uma Praça já conta com 150 áreas apadrinhadas e segue em busca de novos parceiros

Prefeitura lança o aplicativo "SOS Mulher Mogiana" para combate à violência doméstica

Cinema na Praça atrai bom público em Jundiapeba e entra na programação de aniversário de Mogi das Cruzes